Se você está lendo este texto é porque você faz parte dos mais de 126 milhões de brasileiros conectados à internet. E, estando ativo nesse ambiente, é bem provável que você já esteja acostumado com compras online e termos como e-commerce e vendas em marketplace.
Também é muito provável que você conheça o enorme potencial de vendas que um marketplace possui, pois é um ambiente com muito tráfego e, acima de tudo, focado em conversão.
No entanto, muito empreendedores, ao anunciar em marketplaces, não conseguem aproveitar todo esse potencial. Por quê? Os motivos são os mais diversos e, inclusive, aqui no Blog da All Integra já postamos um texto dando dicas de como reduzir os riscos ao entrar em marketplaces.
Porém, o objetivo deste texto é mostrar para você, que está pensando em começar a vender em marketplace, como aproveitar ao máximo o potencial de vendas que essas plataformas oferecem. Mas este texto também será muito útil para empreendedores que já começaram a vender em marketplaces e querem escalar suas vendas.
Não se prenda só a um lugar
Se você for abrir um loja física de roupas que seja uma marca sua, ou seja, não é uma franquia consagrada, você terá que começar do zero, certo? Logo, você vai ter que suar muito para conseguir abrir a sua loja. Então é improvável que você consiga abrir, logo de cara três ou quatro lojas, faz sentido?
Por outro lado, se você optar por vender em e-commerces, o sonho de vender em três ou quatro lojas começa a ficar mais palpável. Mas, ainda assim, vai demandar um trabalho e investimento muito grande, você precisará de programadores e equipe para gerir quatro lojas, precisará comprar quatro domínios, enfim, trabalho quadruplicado.
No entanto, com marketplaces é diferente! Alguns dos principais motivos são:
- Você não paga nada para anunciar e vender em marketplaces, logo, pode se registrar em vários ao mesmo tempo e anunciar seus produtos em todos.
- O shopping virtual já possui uma plataforma pronta, ou seja, você não vai precisar desenvolver nada, basta cadastrar seus produtos em um lugar que já existe.
- Em geral, os marketplaces já contam com tráfegos intensos e ações de marketing consolidadas, então é menos uma preocupação para você. Além de ser menos uma preocupação, é menos uma fonte de gastos.
- As plataformas cuidam do trato com cliente durante todo o processo de compra, inclusive, no pós vendas em caso de trocas. Essa é a oportunidade perfeita para o lojista poder focar mais no seu produto e em melhorias, afinal, não precisará gastar tanto tempo lidando com atendimento ao cliente.
Essas são apenas algumas das vantagens. Mas, em geral, uma das maneiras mais eficientes de aproveitar ao máximo o potencial dos marketplaces é anunciando em mais de uma plataforma.
Escolha uma plataforma que combine com o seu produto
Imagine a seguinte situação: você está buscando um calçado para a prática de esportes, então você vai a uma loja de calçados. Chegando na loja, você percebe que existe um setor inteiro dedicado a itens para cozinha. Você vai achar a situação engraçada, no entanto, vai ignorar e voltar sua atenção ao tênis que você procura.
O exemplo pode parecer absurdo, e é, mas a ideia é ilustrar o que vai acontecer se você anunciar seus produtos em ambientes que não atuam no mesmo nicho do seu negócio. Muitas pessoas irão ver o seu produto, mas a maioria delas, ou todas, irão ignorá-los.
O Elo7 tem, por mês, mais de 175 milhões de pageviews e 23 milhões de visitas únicas. São números incríveis, você concorda? No entanto, o Elo7 é um marketplace voltado para lojistas que vendem produtos artesanais. Logo, se você trabalha com qualquer produto que não seja artesanal, anunciar nesse ambiente é uma completa perda de tempo.
O que é melhor: anunciar para 10 pessoas interessadas no seu produto ou para 100 pessoas que não estão em busca da sua solução? Você precisa pensar muito bem nisso antes de escolher uma plataforma para anunciar seus produtos.
Não sei deixe levar por números de visitas ou volume mensal de vendas de uma plataforma. Atente-se ao nicho de atuação da mesma e se esse nicho faz sentido para o seu negócio.
Tenha um bom produto e faça boas ofertas
Se você ainda não acredita no potencial dos marketplaces, veja alguns números do Marketplace Americanas, um dos maiores do país:
- 450 milhões de pageviews por mês (maior número de todas as marcas que integram o B2W Marketplace);
- 65 milhões de visitantes mensais;
- Mais de 2,4 milhões de pedidos todos os meses;
- 12 bilhões de reais em vendas por ano.
Você terá o seu produto exposto em uma grande vitrine. Se você possui uma loja física em Florianópolis, por exemplo, essa será a oportunidade para você anunciar todos os seus produtos para o resto do Brasil.
No entanto, de nada adiantará tamanha exposição se a sua oferta não for boa. Ou, pior ainda, se você não oferecer um produto de qualidade para a sua audiência.
Conforme já foi dito anteriormente, os marketplaces terceirizam diversas atividades que, em outras ocasiões, seriam feitas pelo lojista. Logo, já que a plataforma estará fazendo boa parte do serviço, aproveite esse tempo extra para aprimorar a sua mercadoria e melhorar a sua oferta.
Uma dica extra: tire boas fotos dos seus produtos. Evite ambientes com iluminação de má qualidade, evite fotos confusas ou com muitas coisas além do seu produto a mostra. Alguns marketplaces oferecem cursos gratuitos para seus colaboradores, entre eles, cursos de fotografia.
Invista apenas onde é necessário
Marketplaces não cobram aluguel para lojistas anunciarem seus produtos. As únicas taxas cobradas são comissões em cima de vendas, ou seja, o vendedor só irá precisar pagar alguma coisa se vender.
Além disso, a plataforma contará com tráfego e isso poupa tempo de lojistas em relação ao marketing. Logo, é menos um ponto para investir.
Com essas vantagens, já fica evidente como é interessante começar a anunciar em marketplaces, pois é um negócio altamente escalável e que exige pouco, ou nenhum, investimento inicial.
Esse é o ambiente perfeito para empreendedores de primeira viagem começarem a atuar. Inclusive, marketplaces são ótimos lugares para vendedores validarem seus produtos no mercado, você sabia?
Muitos empreendedores se frustram ao não alcançarem sucesso, simplesmente, por não terem validado seu modelo de negócio antes de iniciá-lo. No entanto, quando estamos falando de vendas, validar um produto é muito fácil: basta vendê-lo.
Utilize das vantagens oferecidas por marketplaces para validar seu produto, melhorar sua oferta e escalar seu negócio. Depois disso, você pode pensar em partir para vôos mais altos.
Feito é melhor que perfeito
O melhor jeito de aproveitar ao máximo o potencial de vendas em marketplaces é começando a vender!
Nenhum negócio começa voando, muito menos milionário. Logo, é fundamental que você comece a anunciar e, principalmente, a testar suas ofertas. Se você anunciar seus produtos e não obtiver resultados, é hora de reavaliar o processo.
As suas fotos são boas? Os seus produtos têm descrições legais? O preço da sua mercadoria está de acordo com o mercado? Qual é o seu diferencial? A plataforma onde estão seus produtos é a ideal?
Após responder a essas perguntas, você estará pronto para reformular a sua oferta e tentar outra vez. Talvez você precise de alguns meses para se adaptar a plataforma e ao modelo de vendas online, logo, tenha paciência e procure estar sempre antenado a todas as novidades.
Mas nunca se esqueça desta máxima: feito é melhor que perfeito! Não fique procurando desculpas ou objeções para não começar o seu negócio.
Como começar
Se você ainda está em dúvida se o seu produto é “vendável”, se a sua oferta é boa ou, principalmente, se vender em marketplaces é para você, uma boa tática pode ser começar a vender no Mercado Livre.
O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e, com toda a certeza, um dos mais conhecidos aqui no Brasil. Há alguns anos o ML dominava o mercado brasileiro, mas hoje foi ultrapassado por outras marcas. Mas, ainda assim, é um dos principais canais de vendas do Brasil.
No entanto, a maior vantagem do Mercado Livre são as suas diversas categorias de produtos, a plataforma conta com centenas de categorias nos mais variados nichos. Ou seja, é quase impossível que o seu produto não se encaixe em nenhuma.
Mas o ML ainda oferece outra vantagem: é possível que o lojista anuncie produtos usados. Isso pode ser algo muito bom para quem está iniciando, pois você pode começar vendendo produtos e objetos que estão parados na sua casa.
Mas, para começar, o principal é colocar a mão na massa!
Escolha um nicho, um produto e uma plataforma. Faça o seu cadastro, aguarde o retorno e a confirmação do seu acesso, cadastre e comece a vender os seus produtos. Você só irá identificar erros quando o seu negócio começar a rodar.
Em um negócio físico, o empreendedor precisa se preocupar com aluguel de um espaço físico, contratação de funcionários e equipe de segurança, contas de água e luz, estoque, além de outras pequenas despesas. Logo, se um empreendedor abrir um loja física e falhar, ele terá um prejuízo enorme e, dificilmente, terá tempo para remodelar seu negócio.
E essa é a grande vantagem de negócios digitais: eles são altamente mutáveis. Se você fizer algo e não funcionar, é hora de aprender com os erros e recomeçar.
O que você está esperando para começar a anunciar e vender produtos em marketplaces? Esse modelo de negócio está ficando cada vez maior e têm empreendedores ganhando muito dinheiro com isso. É uma ótima oportunidade para você começar a empreender.Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos deixar um comentário ou então, se preferir, entrar em contato com a nossa equipe. Logo, logo voltamos com mais conteúdo aqui no blog da All Integra. Até a próxima!
Comments are closed.