Bill Hewlett, engenheiro e fundador da HP, certa vez disse que “homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhe for dado o ambiente adequado, eles o farão”. E quando falamos em vendas pela internet, mais especificamente em marketplace, a plataforma marketplace escolhida faz toda a diferença para colaborar com um bom ambiente de trabalho.
Se a plataforma em questão não atender ao seu negócio, enfrentar problemas com logística e atendimento ao cliente, pode apostar que o seu negócio será prejudicado. Por isso, é fundamental estar atento ao escolher uma boa plataforma marketplace.
O que são marketplaces
Se você chegou até aqui e já está pensando em qual plataforma marketplace escolher, provavelmente já sabe como este modelo de negócio funciona. No entanto, nunca é demais relembrar certos pontos.
Marketplaces funcionam, mais ou menos, como shoppings centers. São ambientes onde lojistas, varejistas, distribuidores e indústrias podem anunciar e vender seus produtos.
Mas a grande diferença entre marketplaces e shoppings centers, além do fato de um ser online e o outro um ambiente físico, é que em shoppings centers são cobrados aluguéis dos lojistas. Já em ambientes virtuais, não são cobrados aluguéis e, sim, comissões.
Como as comissões são pagas apenas após alguma venda concretizada, o lojista só irá precisar pagar comissões se realizar vendas. O fato de anunciar, em si, é totalmente gratuito.
O que levar em consideração ao escolher a melhor plataforma marketplace
Agora que você já relembrou o que é marketplace, eu posso começar com as dicas mais importantes para você levar em consideração ao escolher uma plataforma marketplace.
Atente-se ao nicho de atuação
Muitos lojistas, ao escolherem uma plataforma marketplace, cometem o erro de prestarem atenção apenas em números de pageviews, visitas e vendas. Obviamente, essas métricas são muito importantes, mas somente se for a plataforma correta.
Ok, eu vou explicar melhor.
Com toda a certeza você conhece as Lojas Americanas, provavelmente, tem uma perto da sua casa e você a frequenta assiduamente. No entanto, você sabia que existem um marketplace das Lojas Americanas?
O Marketplace Americanas é um dos maiores do Brasil e conta com números espetaculares, entre eles:
- 450 milhões de pageviews todos os meses (maior número de todas as marcas que integram o B2W Marketplace);
- 65 milhões de visitantes mensais;
- Mais de 2,4 milhões em pedidos por mês;
- 12 bilhões de reais em vendas por ano.
Os números são incríveis, quanto a isso não tem discussão, mas será que você terá sucesso anunciando móveis para casa nesse ambiente? É praticamente impossível, para ser bem sincero.
Outro grande marketplace que atua no Brasil é o Elo7, um ambiente focado na venda de produtos artesanais. Os números também são ótimos:
- 175 milhões de pageviews mensais;
- Mais de 23 milhões de visitas todos os meses;
- 24 buscas por segundo;
- 2 milhões de seguidores nas redes sociais;
- 80 mil produtores anunciando.
Porém, se o seu nicho de atuação não for o nicho de produtos artesanais, o marketplace Elo7 não será útil para o seu negócio.
Dica nº1 – Ao escolher uma plataforma marketplace, certifique-se que essa tenha relação com o seu nicho de atuação e, principalmente, que as pessoas que acessam esse ambiente estão em busca de produtos como o seu.
Você pode anunciar móveis para casa no Marketplace Americanas ou Elo7, o seu produto será visto por milhões de pessoas todos os meses, isso é verdade. Mas quantas dessas pessoas irão comprar seus produtos? A taxa de conversão será muito baixa.
Marketplaces são ambientes com tráfego intenso, muito maior que em e-commerces tradicionais, e focados em conversão. Ou seja, por si só, esse modelo de negócio já oferece muitas vantagens aos lojistas. Logo, basta aproveitar essa oportunidade e anunciar corretamente.
Estude muito sobre a plataforma
Escolher uma plataforma que tenha relação com o seu produto é fundamental, sem dúvidas. No entanto, como é a reputação dessa plataforma marketplace?
Em um e-commerce tradicional 100% do trabalho é de responsabilidade do lojista, ou seja, ele precisa lidar com fornecedores, empresas de transporte e clientes. Além de tudo isso, é função do lojista manter o site em perfeito funcionamento.
Já em um marketplace, algumas dessas tarefas são realizadas pela própria plataforma. Entre elas, trato com clientes, transportadoras e questões relacionados ao site. Se o cliente solicitar um estorno, por exemplo, funcionários da plataforma irão cuidar disso.
Isso é muito bom, pois poupa muito tempo dos lojistas. No entanto, se a plataforma escolhida não for confiável isso pode virar uma verdadeira dor de cabeça.
Dica nº2 – Estude sobre a plataforma escolhida. Procure no Reclame Aqui se existem reclamações sobre ela, veja se clientes enfrentam problemas comprando nesse ambiente, sejam problemas de logística ou atendimento ao cliente.
Em caso de problemas com a plataforma marketplace, será o nome da sua empresa que ficará sujo. Logo, é importante estar bem atento ao local escolhido para anunciar seus produtos.
Quais são os bônus oferecidos aos lojistas parceiros
Todos nós sabemos que marketplaces oferecem diversas vantagens para lojistas, entre elas já citamos tráfego intenso e site focado em conversão. Além dessas duas, também tem a questão da integração de produtos e o fato de marketplaces estarem bem rankeados no Google, o que ajuda muito para o SEO da loja virtual.
No entanto, esse marketplace oferece algum bônus para os colaboradores?
O Elo7, por exemplo, oferece cursos e workshops gratuitos para lojistas que anunciam na plataforma. Entre esses cursos, existe até mesmo um curso para ajudar na hora de tirar melhores fotos dos produtos.
Já o B2W Marketplace, maior plataforma de vendas em atuação no Brasil, oferece aos lojistas soluções como B2W Entrega e o B2W Ads.
No B2W Entrega, os lojistas que vendem na plataforma podem contar com o apoio de parceiros logísticos da empresa, como Correios e Direct. Já o B2W Ads é uma plataforma de anúncios nativos da B2W. Os parceiros podem adquirir planos para terem seus produtos em destaque nas lojas virtuais Americanas.com, Shoptime e Submarino.
Dica nº3 – Opte por plataformas que ofereçam vantagens e conforto para os consumidores, é claro. Mas também procure por ambientes que possam impulsionar as suas vendas através de conhecimento, cursos e apoio.
Facilidades
Conforme eu acabei de citar logo acima, opte por plataformas que ofereçam vantagens e conforto aos consumidores. Pois isso, com toda a certeza, fará diferença na hora da compra.
Muitos vendedores dizem que a maioria das pessoas realizam compras por impulso, ou seja, não pensam muito na hora de comprar. Logo, quanto mais facilidades a plataforma oferecer, mais pessoas “pegas no impulso” você alcançará.
Se a plataforma, por exemplo, não aceitar pagamento via cartão de crédito, somente via boleto bancário, isso fará com que o consumidor precise pegar o código de barras e pagar o boleto. Por mais que esse processo possa ser bem rápido e fácil, é uma oportunidade que o consumidor terá de desistir da compra.
Dica nº4 – Opte por plataformas que ofereçam facilidades em questões de pagamento, logística, serviços para troca de produtos e atendimento ao cliente. Existe um ditado que diz: melhor que cliente satisfeito, é cliente fiel. E, ao oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores, você aumenta as chances de conseguir um cliente fiel.
Escolha mais de uma plataforma para anunciar
Se, ao fazer pesquisas por plataformas marketplace, você encontrar duas ou três que têm relação com o seu nicho, contam com bons números e indicação de outros lojistas, ótimo!
Você não precisa se prender apenas a uma plataforma. Na verdade, é até melhor que você anuncie e venda seus produtos em mais de uma. Ao expor seus produtos em apenas um ambiente virtual, você cria um relação de dependência que pode ser muito ruim para o seu negócio.
Se o marketplace em questão começar a perder pageviews, visitas ou, até mesmo, deixar de existir, você terá a sua única fonte de renda comprometida. Logo, o ideal é que anuncie suas mercadorias em mais de uma plataforma.
Além disso, anunciando em ambientes diferentes, você consegue alcançar públicos diferentes. Nem todas as pessoas que acessam o Mercado Livre, acessam o Amazon Marketplace, e vice versa.
Dica nº5 – Anuncie em plataformas distintas.
Você está pronto?
Se depois dessas dicas você ainda está na dúvida sobre qual plataforma marketplace é melhor para o seu negócio, aqui vai uma última dica: na dúvida, opte pelo Mercado Livre.
A plataforma, além de ser a maior da América Latina e uma das mais relevantes aqui no Brasil, conta com centenas de categorias de produtos e, acima de tudo, permite que lojistas anunciem produtos usados. Outra vantagem é o cadastro, que é um processo muito simples e rápido.
Esse contexto é perfeito para lojistas que ainda estão em dúvidas de como começar ou, principalmente, se o seu produto é validado no mercado. Dificilmente você errará o nicho de atuação anunciando no Mercado Livre.
Se, após essa etapa o seu produto alcançar sucesso e for bastante procurado, está na hora de você migrar para outras plataformas e começar a anunciar em mais marketplaces.
A escolha de uma boa plataforma marketplace é o que pode diferenciar o sucesso do fracasso. De nada adianta você ter uma boa oferta e um bom produto, se o ambiente não favorecer o seu negócio. Logo, tenha muita paciência ao escolher uma plataforma. Estude muito e veja qual se adapta melhor ao seu produto.
Espero que esse conjunto de dicas tenha sido útil para você e te auxilie na hora de escolher uma plataforma marketplace. Caso, tenha restado alguma dúvida, escreva um comentário logo abaixo ou entre em contato com a nossa equipe.
Até a próxima!
Comments are closed.