Quando se decide começar a vender pela internet, uma importante decisão é o “onde”. Assim como na vida offline você precisa escolher um bairro para montar sua loja física, no meio online, você precisa escolher uma plataforma de vendas online.
Com o ramo do comércio online crescendo dia após dia, surgiram várias opções de plataforma no mercado. E para quem está começando a se inserir nesse meio agora, pode ser confuso escolher uma delas. Afinal, qual a diferença entre elas? O que eu devo observar na escolha?
Essas dúvidas são perfeitamente normais e para responder todas elas e te ajudar a escolher a sua, produzimos esse artigo com os principais pontos que você precisa saber!
Quando é preciso de uma plataforma de vendas online?
Para ser sincero, você não é obrigado a escolher uma plataforma para iniciar o negócio online. Você tem a opção de comprar um domínio, contratar um programador e desenvolver o seu próprio site. Nesse caso, você vai precisar de conhecimento técnico para nortear as suas demandas ao programador e estar ciente de que o site precisa de manutenção, e portanto o trabalho desse profissional será de longo prazo. Essa opção envolve portanto mais gastos, mais incerteza e preocupação com a parte técnica.
Não é que desenvolver o próprio site seja ruim. Apenas não é a opção ideal para quem está começando a vender online. No caso de empresas de departamento, grifes e negócios de grande porte em geral, o site é uma opção viável porque são capazes de sustentar esse modelo (tanto técnica como financeiramente).
Uma outra opção são os marketplaces. Apesar de não serem plataformas de e-commerce, são de certa forma plataformas de venda online. O grande diferencial em relação às plataformas de e-commerce é que com o marketplace, você vende sob a guarda e nome do marketplace. Assim você tem o benefício de associar a sua imagem à dele e ganhar visibilidade. Além de ter acesso a uma gama muito maior de clientes por ter a divulgação do marketplace. É uma opção válida tanto para quem está começando quanto para quem quer aumentar as vendas.
A plataforma de e-commerce é o espaço onde você irá expor e comercializar seus produtos na web. Porém contratar uma plataforma de vendas online não é só garantir um lugar para colocar virtualmente os produtos. Ao contratar uma plataforma você leva em consideração uma série de funcionalidades essenciais ao funcionamento do negócio. Se ao pesquisar, você descobriu que a plataforma de e-commerce atende bem as suas necessidades, mas não sabe como escolher, não se preocupe. Nesse artigo centramos esforços para falar dessa modalidade de plataforma de vendas online.
O que observar ao escolher uma plataforma?
Como mencionamos no início desse texto, a plataforma de vendas online é, no meio virtual, como a sua loja no mundo offline. Quando você vai montar uma loja física, você observa a estrutura do espaço, a aparência, se o bairro é seguro, se é de fácil acesso, entre outros critérios.
Então ao escolher uma plataforma de vendas online você precisa ser tão criterioso quanto. Finalmente, o que se deve levar em consideração na hora de escolher a plataforma de vendas online?
Usabilidade
Esse é um ponto muito importante. A usabilidade trata-se da facilidade que o consumidor vai ter ao navegar pelo site. Se ele sentir dificuldade, pode facilmente desistir da compra. Por isso, quanto mais intuitivo for a plataforma, melhor. Isso serve tanto para a parte que é vista pelos clientes, quanto para a sua parte administrativa. Pois a área do gestor deve ser de fácil entendimento para que a sua gestão seja descomplicada.
Segurança
Para um negócio online a questão da segurança é primordial. Isso porque o site irá receber os dados pessoais dos clientes como CPF e endereço. Além de comportar as transações financeiras, que por si só já exigem um grande nível de segurança. Se o seu site não for seguro, pessoas de má fé podem hackear o seu site e capturar dados ou fraudar compras. Garantindo grandes dores de cabeça para o futuro.
Por isso, é melhor priorizar esse critério. Essa segurança deve transparecer para os clientes também, pois como a segurança é um dos pontos de decisão, se o consumidor achar que seu site não é seguro, pode sair com o carrinho vazio.
Liberdade de Personalização
Vale observar também a personalização ofertada. Como a sua loja será montada baseado no que está disponível dentro da plataforma, é importante saber qual o nível de personalização do e-commerce também. Observar a variedade de temas, de posicionamento de informações, de criação de telas são bons pontos de partida. São essas personalizações que vão dar um rosto à sua loja.
Atendimento
Como a plataforma é também um serviço contratado por você, o atendimento é uma questão importante. Pois caso haja algum problema com a sua loja online, será preciso resolver o mais rápido possível. Pois a loja fora do ar facilmente pode significar vendas a menos. E a plataforma de e-commerce precisa estar preparada para te auxiliar na resolução.
Responsividade
Essa é uma palavrinha muito comum no meio online. A responsividade é a capacidade de adaptação à diferentes formatos. Você já reparou que a disposição das informações no facebook é diferente no celular e no computador? Isso é responsividade. Como as pessoas passam boa parte do tempo no smartphone, você não pode negligenciar essa característica. Então a plataforma tem que oferecer essa boa adaptação entre a versão desktop e a versão mobile.
Investimento
E por último, mas não menos importante, o custo, é claro. Você deve cruzar as funcionalidades que você precisa com o preço que cabe no seu bolso. Afinal, todo investimento tem um custo inicial, mas você não pode deixar que esse gasto prejudique as outras esferas do seu negócio.
Quais são as opções de plataforma?
Atualmente existem diversas opções de plataforma de vendas online disponíveis, opções internacionais e até mesmo nacionais. Abaixo vamos apresentar sucintamente algumas delas para que você tenha um norte para iniciar a sua pesquisa.
Magento
A Magento atende a grandes corporações em todo o mundo, além de ser uma das mais utilizadas também. É considerada por alguns profissionais como a melhor opção do mercado. Isso porque a Magento é muito forte na questão da segurança, além de ser muito flexível: tem código aberto, permitindo elevar o nível de personalização.
Woocommerce
Batendo de frente com a Magento, a Woocommerce é uma das queridinhas do mercado. Além de ser uma das mais utilizadas em todo o mundo. Isso se deve ao fato de que a Woocommerce é ligada ao WordPress, uma plataforma de criação de sites muito conhecida. Isso permite que pessoas que já produzam conteúdo, consigam integrá-los e comercializar direto pelo site. Seu diferencial é a facilidade de utilização. A Woocommerce é 100% gratuita.
Vtex
De origem brasileira, a Vtex atende inclusive gigantes como GE (General Electric) e Coca cola. O diferencial da Vtex é a possibilidade de integrar diferentes sistemas, podendo integrar por exemplo o inventário, que convenhamos, é uma boa forma de facilitar a gestão. Além disso, seu sistema é totalmente na nuvem, é um formato de armazenamento online. Em outras palavras, você vai poder acessar o sistema de qualquer lugar a qualquer hora.
Xtech
Adquirida pela Vtex, a Xtech é uma das principais plataformas para e-commerce e lojas virtuais do Brasil.
Com o conceito de ser muito além de uma simples plataforma, a Xtech é integrada com as melhores soluções do mercado, desenvolve ferramentas e une os melhores parceiros para oferecer um serviço de qualidade com a mais avançada tecnologia a um preço acessível.
Caso você já atue com a Xtech e queira vender seus produtos no maiores marketplaces do mercado, você pode entrar em contato conosco que iremos te ajudar a fazer essa integração de forma simples e sem dor de cabeça.
Wix
É bem provável que você já tenho visto algum anúncio da Wix no Youtube. Conhecida essencialmente pela oferta de criação de sites, a Wix também é uma plataforma de e-commerce, permitindo que você faça vendas no site. A vantagem do Wix é um alto nível de personalização, já conhecido na parte de criação de site. Outra qualidade é que você pode facilmente integrar ao Paypal, oferecendo mais uma forma de pagamento e transparecendo segurança.
Conclusão
A escolha do local onde serão feitas as vendas é uma parte muito importante do negócio online. Com o crescimento do ramo, muitas plataformas de vendas online surgiram para suprir a necessidade do empreendedor.
Ao escolher uma plataforma para você, leve em consideração pontos importantes como usabilidade, segurança, responsividade, variedade de personalização, bom atendimento ao cliente e custo dentro da sua disponibilidade.
O mercado tem opções bastante consolidadas como Shopify, Magento, Woocommerce, Vtex, Wix e Tray. Apesar das várias opções, cada uma tem um diferencial e a melhor opção será aquela que atende a todas as suas necessidades.
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