O mercado de vendas online tem crescido mais a cada ano e os marketplaces surgiram como uma alternativa para facilitar esse processo, tanto para o vendedor quanto para o comprador, e têm cumprido muito bem o seu papel.
Provavelmente você foi seduzido pelo fato de que esse tipo de negócio tem se tornado preferência de grande parte da população e está interessado em ingressar nele como vendedor, estou certo?
Mas para conseguir vender os seus produtos, sejam eles utensílios, roupas ou acessórios usados que estão parados na sua casa, eles devem ser catalogados no marketplace escolhido. Esse processo, em geral, é bem simples e pode ser feito em poucos dias.
Como começar
Você deve sempre se lembrar de analisar muito bem quais são as possibilidades de marketplaces mais adequadas para o tipo de artigo/produto a ser vendido. Também não esqueça que anunciar em mais de um veículo de venda vai, sem dúvidas, aumentar a exposição da sua mercadoria.
Dito isso, você deve realizar o seu cadastro como vendedor na plataforma. Costuma ser um processo simples, mas exige documentos como um certificado de MEI (microempreendedor individual), CNPJ válido e sem restrições, inscrição municipal e estadual e, em alguns casos, certificado digital.
Após a aprovação do seu cadastro já é a hora de começar a vender!
Passo a passo para anunciar produtos
Realizar o cadastro, anunciar e vender seus produtos em um marketplace é um processo bem intuitivo e simples, mas aqui vai um passo a passo pra te ajudar nesse processo em dois exemplos práticos:
Anunciar no Mercado Livre
Caso sua escolha seja por vender produtos usados ou seminovos, Mercado Livre e OLX são as opções mais conhecidas de marketplaces que permitem essa modalidade de venda, além de possibilitarem a venda de coisas novas também.
O Amazon Marketplace permite que vendedores anunciem produtos usados em algumas de suas categorias também, mas em geral, a maioria dos marketplaces optam por produtos novos.
O Mercado Livre é um marketplace argentino, sendo o maior da América Latina. Hoje em dia, a plataforma conta com uma média de 9 vendas por segundo. Já imaginou ter seus produtos expostos num grande shopping com esse volume de vendas?
Outra informação interessante é que eles contam com um centro de vendedores, onde são compartilhadas dicas e conteúdos para seus vendedores objetivando otimizar as vendas.
Eu vou exemplificar passo a passo para realização de cadastro no Mercado Livre.
1. Primeiramente, você precisa criar uma conta na plataforma. Após o cadastro, basta entrar com o login e senha do seu cadastro.
2. Na página inicial clique em “vender”.
3. Insira o título do anúncio no campo especificado e o site gerará uma lista de filtros para que você selecione a categoria do produto e isso facilite a procura do cliente.
4. Você será direcionado para uma página onde pode adicionar fotos e vídeos, além da descrição do produto.
Essa parte é um ponto crucial na hora de vender o seu produto. O cliente vai tender a comprar do vendedor que tiver maior transparência na descrição do artigo. Fotos de boa qualidade e descrição detalhada de tamanho, cor e demais atributos são fundamentais.
Marketplaces como o Elo7, ambiente focado na venda de produtos artesanais, oferecem cursos gratuitos para seus colaboradores e, entre esses cursos, tem um curso para auxiliar o vendedor a tirar melhores fotos de seus produtos.
5. Selecione a opção “novo” ou “usado” de acordo com o estado do produto.
6. Informe sobre a quantidade em estoque.
7. Estabeleça um preço para o seu produto.
Lembre-se que os menores preços têm destaque, mas isso pode ser perigoso. Não adianta vender grandes quantidades, se o preço estabelecido não te dá margem de lucro satisfatória e suficiente para cobrir os custos do processo todo. No final, o preço mais justo vai vencer.
8. Preencha informações sobre a entrega. Se o frete será pago pelo comprador ou ficará por sua conta. Você ainda pode dar a opção ao comprador de retirar o produto pessoalmente.
O ideal é que o frete seja por conta do cliente, já que o custo de envio ficaria muito elevado para o vendedor e os clientes de lojas online já estão acostumados com essa dinâmica.
9. Você pode escolher se vai ou não fornecer garantia da compra e definir o prazo e as condições para ela. Como por exemplo “30 dias para defeitos de fabricação”.
Novamente, devemos bater na tecla da confiabilidade. É bem provável que o consumidor sinta-se mais à vontade para adquirir um produto com garantia e/ou promessa de apoio do vendedor, em caso de problemas.
10. O último passo é escolher entre 3 tipos de anúncio: exposição baixa, alta e máxima. Esses planos têm diferenças de nível de exposição, duração do anúncio e possibilidade de parcelamento sem acréscimo, além, é claro, do valor a ser pago por venda.
A exposição baixa é gratuita e você pode realizar apenas um número limitado de 5 vendas utilizando esse plano, além de ter o produto exposto por apenas 60 dias.
Já nas outras duas opções, o tempo do anúncio é ilimitado e elas se diferenciam pelo nível de exposição no site e a possibilidade de parcelamento sem juros, que só existe na exposição máxima.
11. Clique em “ver anúncio” e voilà, está feito. Basta esperar que as vendas comecem a acontecer.
Anunciar no Mercado Livre pode ser uma excelente maneira de validar o seu produto no mercado. Muitos empreendedores têm dificuldade em validar seu negócio, simplesmente, por não saber como fazer.
No entanto, quando o assunto são vendas, a validação é muito fácil: se você anunciar um produto e a recepção do público em relação a procura e compras for calorosa, significa que é um bom produto para ser vendido.
Logo, aproveite essa plataforma para fazer testes e ir adaptando a sua oferta.
Anunciar no B2W Marketplace
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar o nome B2W Marketplace mas, certamente, Americanas.com, Submarino e Shoptime já, não é mesmo? A B2W é a detentora dessas 3 marcas e juntas, formam o marketplace líder em vendas de eletrônicos na América Latina.
Expor seus produtos nesse ambiente é, com toda a certeza, estar em uma grande vitrine. Mas como fazer isso?
1. Em primeiro lugar, obviamente, você precisa criar uma conta na plataforma e aguardar a sua aprovação. Em geral, o marketplace demora até 2 semanas para dar esse retorno.
Após aprovação, faça o login com os dados de sua loja.
2. Na página inicial da B2W Marketplace, clique em “Produtos” e depois “Cadastro de produtos”.
3. Ao inserir o nome do produto, aparecerão todos os exemplares já cadastrados na loja. Clicando em “vender o produto”, abaixo do item escolhido, você é redirecionado para uma página na qual vai adicionar mais informações.
4. Nessa página, preencha seu SKU (código de identificação do produto próprio da sua loja), prazo de envio, quantidade em estoque e preço, bem como informações técnicas como tamanho, cor e peso, de acordo com o tipo de produto.
O prazo de envio deve ser muito bem pensado, já que o comprador vai ficar na expectativa pela chegada do produto e, caso esse prazo não seja cumprido, sem dúvidas sua loja será mal avaliada. Na dúvida, peque pelo excesso.
Além disso, o B2W pune vendedores que não cumprem seus prazos de entrega. A punição pode variar de perda de visibilidade dentro da plataforma a exclusão.
Outra informação que deve ser preenchida, fielmente, é o tamanho do produto. Essas informações são importantes, porque o cálculo do frete é feito de acordo com o valor cobrado pelos correios para essas dimensões.
5. Clique em “cadastrar produto”, na parte inferior da página e pronto. O seu cadastro passará por uma análise e, dentro de algumas horas, será aprovado e começará a estar disponível para compra.
Plataformas de integração
Esse processo pode ser bem simples para o cadastro de uma quantidade pequena de produtos. No entanto, se você possui dezenas de produtos a serem vendidos e, além disso, mais que um canal de vendas, isso pode ser cansativo e até confuso.
Imagine controlar cadastro de produtos, vendas, estoque e faturamento se você tem mais de um negócio online (por exemplo, vende no seu e-commerce próprio e em marketplaces) e até sua loja física. Pode ser bem trabalhoso, se você quiser fazer tudo manualmente. Mas para te ajudar nisso, existem ferramentas.
E quais são elas? São plataformas de integração e sincronização de dados e gestão de estoque. Esse é exatamente o trabalho realizado pela All Integra.
Utilizando ela, você tem sincronizados todos os seus negócios, independente do sistema utilizado e, além disso, ela realiza atualizações automaticamente, sem necessidade de trabalho manual. Tudo isso poupa seu tempo e energia que, hoje em dia, são preciosíssimos, não é mesmo?
Vender em marketplaces: vale a pena?
Se você ainda tem dúvidas se vender em marketplaces é o ideal para você ou vale a pena, veja alguns números do Americanas Marketplace, um dos maiores marketplaces em atividade no país:
- 450 milhões de pageviews todos os meses;
- 65 milhões de visitas mensais;
- 2,4 milhões de pedidos por mês;
- Mais de R$12 bilhões em vendas anuais.
Se, depois da exposição desses números, você ainda achar que não vale a pena investir em marketplaces, aconselho você a ler outros textos aqui do blog da All Integra e, eu garanto, você mudará de ideia.
A cada ano mais brasileiros estão perdendo o medo de comprar produtos na internet, logo, as vendas online estão crescendo exponencialmente. Ficar fora desse mercado em ascensão pode ser uma péssima ideia.
Estude bastante o mercado, escolha muito bem um nicho de atuação, produto e plataforma para anunciar seus produtos. E, como em qualquer negócio, comece devagar e vá crescendo aos poucos.
Se você tiver dicas ou quiser compartilhar sua experiência, converse conosco nos comentários.
Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe que estaremos a disposição para ajudá-lo. Comece já o seu negócio!
Até a próxima!
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