A Black Friday é o maior evento do varejo mundial.
Oficialmente, é o dia em que se inicia a temporada de compras natalinas e lojas fazem promoções exclusivas para o período.
O evento começou nos EUA e se espalhou por diversos países em todo mundo representando um dia em que os produtos são vendidos com as maiores ofertas do ano.
Consumidores, por sua vez, utilizam bastante a data para fazer as compras de final de ano e até mesmo aproveitar promoções consideradas imperdíveis.
A Black Friday traz inúmeras vantagens para pessoas e lojistas. Esses últimos precisam se planejarem bem para aproveitarem ao máximo todo o potencial do evento em benefício das suas lojas.
Pensando nisso, esse artigo foi produzido pensando em ajudar você, varejista, a se valer de tudo de melhor que esse evento grandioso pode proporcionar ao seu negócio.
Boa leitura!
Quando é a Black Friday?
A Black Friday é realizada oficialmente na última sexta-feira de Novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos EUA.
No entanto, já virou padrão o evento se esticar por mais alguns dias e as promoções ficam ativas por semanas e às vezes até o Natal.
No geral, temos a Black Friday na última sexta de Novembro e a Cyber Monday na segunda-feira seguinte ao evento. Essa última costuma durar também até o próximo final de semana, onde em alguns casos é conhecida como Cyber Week.
Mas, popularmente, a Black Friday vai até quando os lojistas conseguirem segurar os preços e seus estoques, sem comprometer muito suas margens. Isso pode durar mais ou menos tempo, dependendo da estratégia do lojista para o evento.
Black Friday no Brasil
No Brasil, a Black Friday é um evento de muito sucesso e extremamente forte para o varejo.
O brasileiro é um povo que adora consumir e certamente não desperdiça a temporada de preços baixos da Black Friday, fazendo dela um verdadeiro sucesso em todo o país.
Ela segue o calendário americano e também acaba sendo estendido durante o mês de Dezembro. Não é uma regra, mas observamos que é um padrão bastante utilizado por aqui.
A cada ano que se passa a Black Friday no Brasil bate recordes de vendas. Os principais responsáveis pelo crescimento vem sendo o e-commerce, que supera expectativas a cada edição.
A novidade desse ano fica por conta do lançamento da Semana do Brasil. Falarei sobre ela no tópico a seguir.
Semana do Brasil – A nova Black Friday Brasileira
Em 2019, o Governo Federal lançou a campanha da Semana do Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 15 de Setembro.
A ideia é estimular a economia em um mês sem grandes eventos e com baixo apelo promocional para o comércio brasileiro.
Além disso, a ideia é estimular o nosso patriotismo, já que o evento cai durante as comemorações da Independência do Brasil, no dia 07 de Setembro.
A princípio, empresários de todo o país aprovaram a ideia e já começam a se mobilizar para fazer da semana um verdadeiro sucesso nas vendas, contribuindo para o aquecimento da economia e a afirmação da data no calendário promocional nacional.
Essa é a primeira vez que observamos todos os segmentos do varejo se reunirem para conversar sobre um evento promocional que beneficie tanto os varejistas como os consumidores, amparados pelo resgate do patriotismo e reforçando o protagonismo do setor.
É interessante frisar que a existência da Semana do Brasil, que em alguns lugares está sendo tratada como a Black Friday Brasileira, não inviabiliza a Black Friday original em Novembro. A ideia é que ambos os eventos aconteçam de forma independente.
Como se preparar para a Black Friday 2019?
A Black Friday de 2019 já está em cima, mas você pode sim se preparar para ela e ainda aproveitar tudo de melhor que um evento desse porte pode oferecer a você e ao seu negócio.
Para te ajudar, separei aqui três dicas cruciais para o sucesso da sua loja na Black Friday. Inclui também, posteriormente, uma sessão especial falando sobre marketplaces. Estes são fundamentais para você ganhar escala nas suas vendas e faturar alto não só na Black Friday, mas durante todo o ano.
Gerencie seus estoques
Você já ouviu aquela expressão “deixar dinheiro na mesa”?
Pois é, tem muitos lojistas que acabam deixando dinheiro na mesa ao planejar mal seus estoques para a Black Friday.
Isso ocorre quando você faz uma projeção incorreta sobre a venda dos seus produtos. Imagine que você abra uma promoção de Black Friday na sua loja e os produtos acabam em menos de uma hora.
Já parou pra pensar o quanto você poderia ter ganho caso tenha realizado uma projeção mais realista?
Da mesma forma, pode ocorrer o contrário. Comprar muitos produtos, sem oferecer o desconto ideal, ou ter fornecedores cobrindo seus preços, pode acabar fazendo com que seus estoques fiquem encalhados.
Logo, é extremamente importante que você esteja bastante atento aqui para não perder oportunidades, mas também não ficar com o estoque desequilibrado.
Otimize seus estoques sempre!
Negocie descontos com fornecedores
A Black Friday é um evento que todos tendem a ganhar: tanto você que vai vender mais quanto seus clientes que vão comprar com preços promocionais.
Mas quem vai se dar bem também nesse processo são os seus fornecedores. Então, nada mais justo do que você negociar com eles preços mais atrativos para você conseguir comprar uma maior quantidade e, consequentemente, vender mais.
Essa é uma estratégia que parece simples, mas muito poucas pessoas conseguem implementar de fato.
Tem gente que simplesmente compra mais quantidades achando a demanda vai subir muito na Black Friday, mas se os preços não tiverem realmente imperdíveis você corre um sério risco de acabar com produtos encalhados no seu estoque.
Para evitar problemas como esse, negocie bons descontos com seus fornecedores. Explique sua estratégia e mostre que ambos os lados tendem a ganhar.
Dessa forma, você consegue realizar preços mais atrativos e realmente especiais que tem um grande potencial de atrair a atenção dos seus clientes. Depois disso, a compra é apenas uma consequência.
Faça preços realmente promocionais
Todo mundo já ouvi aquela expressão pejorativa sobre a Black Friday que diz que, na verdade, existe uma “Black Fraude”.
Isso só acontece porque de fato existem diversos varejistas que buscam surfar nas ondas da Black Friday, mas sem oferecer boas promoções para seus consumidores.
Cuidado: ofertar produtos com falsas promoções de Black Friday pode acarretar problemas no Procon. Tenho certeza que você não quer passar por isso, tanto pelo fato de que poderá ser multado quanto por perder a confiança de boa parte do seu público.
Por isso, se quer participar do evento, você precisa sim oferecer ofertas imperdíveis para seus clientes.
Como eu disse nos tópicos anteriores, para oferecer promoções que agreguem valor aos seus consumidores, você precisa se planejar pra isso.
Negociar com fornecedores descontos em troca de compras em maiores quantidades e ter uma gestão de estoque eficientes pode ajudar bastante você conquistar o impulso e confiança das pessoas com boas promoções.
Mas a dica principal, a melhor, aquela que vai fazer você vender muito e faturar alto na Black Friday eu deixei pro final. Vamos falar agora sobre os marketplaces.
Potencializando vendas com Marketplaces
Se você tem como objetivo vender muito na Black Friday a melhor forma é alcançando o maior número de pessoas possíveis. E, para tal, você precisa estar onde seus clientes estão.
Se você tem uma loja de rua, por exemplo, é muito difícil você ter um grande pico de pessoas visitando a sua loja. Isso porque cada vez mais as pessoas estão procurando comodidade, fato esse que justifica o aumento expressivo nas vendas do e-commerce.
Logo, você precisa estar onde as pessoas vão estar na Black Friday. E a melhor forma de fazer isso é disponibilizando seus produtos nos principais marketplaces do mercado.
Na Black Friday, pessoas ficam eufóricas e bastante ansiosas esperando o momento em que sites como Americanas.com, MercadoLivre, Magazine Luiza, entre outros, atualizam seus preços para começarem a divulgar suas promoções.
Lembra que eu falei lá em cima que as expectativas de vendas crescem ano após ano na Black Friday por conta dos e-commerces? Pois bem, você pode pegar a sua fatia nesse bolo.
Já pensou em vender os produtos da sua loja diretamente na Americanas.com, por exemplo? O que acha disso? É uma excelente oportunidade, sem sombras de dúvidas!
Mas como divulgar seus produtos nos maiores marketplaces do mercado?
É muito mais simples do que você imagina. Com uma simples integração com o seu sistema de gestão, você pode começar a vender seus produtos nos maiores marketplaces do país em até um dia.
Vou mostrar pra você como é fácil…
Hora de agir!
Quanto antes você agir, melhor. É muito importante você se planejar bem para a Black Friday porque é a grande oportunidade de você fazer as melhores vendas do ano para a sua loja.
E como eu disse, vou te ajudar a colocar seus produtos nos principais marketplaces do Brasil. A All Integra é especialista em marketplaces e possui integração com diversos sistemas de gestão.
Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar você a faturar alto na Black Friday (e durante todo o ano) e fazer com que você comece a ganhar dinheiro de verdade.
Você pode nos ligar ou enviar uma mensagem pelo Whatsapp no número: (21) 99669-9929.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!
Comments are closed.