Já foi o tempo em que o Mercado Livre dominava o mundo dos marketplaces, talvez a empresa argentina ainda seja uma das mais citadas dentro desse ramo pela questão da memória afetiva dos consumidores. No entanto, atualmente, quem domina esse segmento é a B2W Marketplace. E é sobre ele que nós vamos falar hoje.
O que é um Marketplace?
Antes de entrarmos no assunto principal, vamos passar rapidamente pelo conceito de marketplaces: a grosso modo, são grandes shoppings virtuais. O termo marketplace, em inglês, vem da junção de “market” e “place”, ou seja, “mercado” e “lugar”. Por isso, podemos definir como sendo um “local de compra”.
A maior diferença entre e-commerces tradicionais e marketplaces são as variedades de produtos. A primeira opção funciona como uma loja, ou seja, tem um nicho pré-definido e atua exclusivamente nesse nicho. Já a segunda, funciona como um shopping, pois é um ambiente virtual com vários e-commerces dentro. Logo, a variedade de produtos é infinita.
O conceito de marketplace ganhou forma no Brasil em meados de 2012 e, de lá para cá, vem crescendo bastante. Atualmente, grandes shoppings virtuais atuam no país, entre eles podemos citar Mercado Livre, Magazine Luiza, Ponto Frio, Casas Bahia, etc.
Fora do Brasil, em países como EUA e China, esse mercado já tomou forma e é uma verdadeira máquina de fazer de dinheiro. Empresas como Ebay, Amazon.com e Alibaba (Aliexpress) vendem para o mundo inteiro, literalmente.
B2W Marketplace
B2W Marketplace, abreviação de Business to World, ou também conhecido como Americanas Empresas, é um canal de vendas formado por Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato. A B2W permite que varejistas, indústrias e distribuidores, com ou sem loja online, se tornem parceiros dessas marcas e vendam seus produtos para clientes que já compram nesses sites.
A empresa, oficialmente, foi fundada no final de 2006 com a fusão entre Submarino e Americanas.com. As duas marcas já existiam antes da constituição da empresa, mas atuavam com modelos de negócios distintos. Em 2007 foi a vez do Shoptime entrar para o time. E, em 2011, o site SouBarato foi desenvolvido.
Após a fusão, a B2W investiu muito em áreas como serviços e expansão internacional. No entanto, o lançamento do serviço de marketplace ocorreu somente em meados de 2013.
Atualmente, o B2W é o maior marketplace ativo do país. Sim, está a frente dos já consagrados Mercado Livre e OLX. O ambiente virtual conta com mais de 160 milhões de acessos únicos mensais, ou seja, pessoas que entram no site em busca de algo. Além disso, são mais de 360 milhões de pageviews todos os meses.
Para se tornar um parceiro não é preciso ter uma loja virtual, afinal, os produtos podem ser cadastrados de forma manual. O que é ótimo para empreendedores que possuem lojas físicas, pois dessa forma podem ter duas fontes de renda: as vendas no comércio e nos próprios marketplaces, funcionando como canais de vendas adicionais. E, consequentemente, um comerciante que possui uma loja em determinado estado terá a oportunidade de vender para o Brasil inteiro através da plataforma digital.
O que é preciso para se cadastrar na B2W Marketplace
Conforme dito anteriormente, o cadastro de parceria na plataforma é feito de forma gratuita. A B2W cobra uma comissão de 16% em cima de cada venda, ou seja, o lojista só paga quando vende.
Para o cadastro, a B2W exige:
- Que o lojista seja, no mínimo, MEI (microempreendedor individual);
- CNPJ;
- Uma conta bancária registrada no mesmo CNPJ;
- Emitir notas fiscais para todos os produtos vendidos;
- Inscrição Municipal;
- Inscrição Estadual;
- Certificado Digital.
Anos atrás não era possível que microempreendedores individuais entrassem na plataforma, eram permitido apenas microempreendedores (ME). No entanto, hoje em dia, já são aceitos MEIs. Porém, com algumas restrições, entre elas o bloqueio de faturamento mensal acima de R$15.000,00.
Ou seja, se o lojista estiver registrado na plataforma como MEI e, por exemplo, no 17º dia do mês atingir R$15.000,00 de faturamento, todos os seus ganhos serão bloqueados dali em diante. Somente no mês seguinte o desbloqueio será realizado. Em casos como esse, o lojista precisa mudar o seu registro dentro da plataforma para, no mínimo, ME.
Benefícios da B2W Marketplace
Ter seus produtos expostos na B2W Marketplace traz uma série de vantagens para sua loja. Falaremos um pouco mais sobre esses benefícios a seguir.
Produtos com mais visibilidade
Contando com marcas consagradas, como Americanas.com, e um gigantesco número de acesso mensais, a B2W é o lugar ideal para qualquer lojista expor seus produtos. Ao anunciar na plataforma, consequentemente, os lojistas recebem mais pedidos e podem aumentar seu faturamento.
Independente da localidade do anunciante, os seus produtos serão vistos por clientes em potencial no Brasil inteiro durante todo o ano. Além disso, as marcas Americanas.com, Shoptime e Submarino têm enorme credibilidade no mercado, logo, os interessados não têm medo de comprar produtos dessas marcas.
Cadastro gratuito
Para entrar como parceiro na plataforma e cadastrar seus produtos não é preciso investir nada. Os pagamentos só começam a acontecer após as vendas, as comissões são cobradas por vendas. Ou seja, só paga quando vende.
Baixa comissão sob vendas
Alguns marketplaces cobram até 30% de comissão. O B2W cobra apenas 16% fixo em todas as categorias. Além disso, o lojista paga uma pequena porcentagem da emissão da nota fiscal, esse valor começa em 4%. Quanto mais as vendas forem escalando, maior fica essa porcentagem. Ainda assim, o valor está muito abaixo da maioria dos marketplaces.
Investimento
O B2W, assim como qualquer outro marketplace, tem um custo muito mais barato que um e-commerce tradicional. Afinal, em um e-commerce, o lojista é responsável por todo o processo, incluindo logística e contato com clientes. Já no modelo marketplace, o anunciante pode focar apenas no produto e a plataforma se encarrega do resto.
B2W Entrega
Serviço gratuito oferecido pela plataforma, oferecendo as melhores condições de entrega para os consumidores. O parceiro cadastrado utiliza a negociação que o canal já possui com transportadores conveniados, como Correios e Direct. Além disso, o lojista recebe etiquetas de postagem para facilitar na hora do envio. O único trabalho é colá-las ao pedido e enviá-los a um posto de coleta ou agência Correios.
B2W Ads
Plataforma de anúncios nativos da B2W. Os parceiros podem adquirir planos de ads com pagamentos via boleto ou transferência e terem seus produtos em destaque nas lojas virtuais de Americanas.com, Shoptime e Submarino.
Universidade B2W Marketplace
São oferecidos treinamentos para ajudar colaboradores a começarem a vender. Além disso, a universidade visa capacitar os parceiros cadastrados a aproveitar 100% das funcionalidades da plataforma.
Integração
A B2W permite que o anunciante cadastre os produtos manualmente ou use alguma plataforma de integração. Se o lojista anunciar produtos em mais de um marketplace, o indicado é que esse use alguma plataforma de integração para facilitar o trabalho e diminuir o tempo de ação, como é o caso da All Integra.
O que saber antes de se cadastrar na B2W Marketplace
Cadastro
O cadastro não tem custos, mas pode demorar alguns dias para ser aprovado. Ou seja, não é possível cadastrar e vender no mesmo dia. O cadastro é avaliado e passa por uma curadoria, por isso o longo tempo de espera.
No entanto, o que observamos é que em alguns casos, em que o cadastro não contenha erros, a liberação pode ocorrer em até um dia útil.
Pagamento
Os depósitos são feitos de 15 em 15 dias. No 1º dia do mês, a empresa paga os ganhos referentes aos dias 1 a 15 do mês anterior. No 15º dia, são pagos os ganhos dos últimos dias do mês anterior. Esse deve ser um ponto de atenção para os lojistas que estão acostumados com pagamentos mais constantes. É necessário que o mesmo tenha um fluxo de caixa para conseguir gerir o negócio.
Prazo para postagem
Ao contrário do Mercado Livre que exige que a postagem seja feita em até 24 horas, a B2W não tem essa restrição. O empreendedor pode escolher qual o tempo ideal para a postagem e a plataforma se responsabiliza por informar esse prazo aos consumidores.
No entanto, o marketplace é bem rígido com os prazos. Logo, se o lojista colocar um limite para entrega muito baixo e não conseguir o fazer a tempo, ele será punido por isso. Podendo, até, ter a sua conta bloqueada e ser impossibilitado de vender. Por isso é importante estimular um prazo acessível e com margem de erro para imprevistos.
Como cadastrar
O site é bem intuitivo e o cadastro pode ser feito de forma muito rápida. Basta entrar em b2wmarketplace.com.br e, no canto direito superior da tela, clicar em “Cadastre-se”.
O lojista será direcionado para uma página onde serão solicitados dados como CNPJ, inscrição estadual, site, se possui ou não plataforma ERP e plataforma integradora. Após essa etapa, vem a hora de colocar os dados para contato e, por fim, finalizar o cadastro.
No entanto, para facilitar sua vida, indicamos fortemente que você entre na B2W marketplace a partir de uma plataforma que integra diretamente com o seu sistema de gestão, como a Xtech, por exemplo. Desse modo, você economiza um tempo precioso e ainda poderá cadastrar seus produtos em outros marketplaces de uma só vez, tudo através da integração.
A All Integra pode te ajudar nessa jornada e integrar seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil de uma só vez. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!
B2W Marketplace: vale a pena?
Conforme já mostramos nesse artigo, a B2W hospeda três grandes e-commerces e possui milhões de acessos mensais. As visitas na plataforma são impulsionadas pelos acessos ao domínio da Americanas.com. Obviamente, anunciar em um shopping tão grande assim é algo extremamente lucrativo.
No entanto, nem tudo são flores: quanto maior a plataforma e o número de acessos, maior a competição por um espaço de destaque. Logo, é fundamental que o lojista capriche nas fotos e descrição dos produtos e aposte em divulgação e ações de marketing fora da plataforma. Além disso, a próprio B2W Marketplace oferece ferramentas para escalar as vendas dos parceiros.
Então, você está pronto para começar a anunciar os seus produtos no maior marketplace da América Latina? Nos conte nos comentários o que achou desse texto e quais são as suas dúvidas.
Logo voltamos com mais. Até a próxima!
Comments are closed.