Apesar de muitos empresários pensarem o contrário, a implementação de um sistema ERP é crucial para o desenvolvimento e sucesso do projeto.

Para uma implementação perfeita, é preciso ter bastante cuidado, planejamento e profissionais eficientes, que realmente entendem do assunto.

Portanto, se você não quer cometer as mesmas falhas que muitas empresas cometem, continue lendo este conteúdo, no qual apresentaremos os 4 principais erros que se devem evitar na hora da implementação de um sistema ERP. 

Confira!

Não fazer um planejamento eficiente

Muitas empresas, por não saberem que o planejamento é um fator crucial para a implementação de um sistema ERP, acabam esquecendo de dar esse pontapé inicial no projeto. 

Isso faz com que a compreensão dos processos seja equivocada, que os envolvidos se percam no decorrer do projeto que, por sua vez, perde o rumo inicial. 

E não é isso o que você quer pro seu negócio, não é mesmo?

Então, quando implementar um sistema ERP, faça um planejamento eficiente com os responsáveis de todas as equipes. Além disso, conte com uma empresa especialista no assunto, pois só ela poderá visualizar os principais problemas da implementação.

Selecionar um fornecedor inadequado

Talvez por falta de pesquisa, ou até mesmo por pouco conhecimento, muitas empresas cometem um erro fatal na implementação de um sistema ERP: escolhem um fornecedor inadequado para implementá-lo.

Se você não quer ter um problema desses, aconselhamos fazer uma pesquisa bem detalhada antes de fechar com uma empresa e conseguir, no mínimo, 3 referências de consultorias especializadas em ERP, além de comparar suas experiências e cases de sucesso.

Assim, pode ter certeza de que a implementação terá tudo para dar certo e os problemas e erros que outras empresas tiveram não vão acontecer com você.

Não possuir as pessoas certas na equipe

Quando a empresa não envolve as pessoas certas para a implementação de um sistema ERP, as chances de os processos não saírem como o esperado são enormes; até porque esse é um projeto grande e que envolve todos os setores da empresa.

Então, se você quer ter êxito na implementação do sistema ERP, não envolva apenas diretores e executivos da empresa no projeto, mas sim a todos os colaboradores que lidam diariamente com os setores e entendem ainda mais sobre o assunto.

Não investir em treinamento

Você sabia que a causa mais comum de projetos de ERP falharem é por falta de treinamento? Pois então, isso é real e precisa da sua atenção.

Por ser um erro que muitas empresas cometem, você deve estar 100% ligado e evitá-lo, para não ter um prejuízo no futuro.

Então, para que isso não ocorra com a sua empresa, o ideal é que você ofereça treinamentos aos colaboradores e assegure que fiquem confortáveis e tranquilos ao trabalhar com o novo sistema.

E aí, agora que você já sabe os principais erros na implementação de um sistema ERP, não vai cometê-los, não é?

Que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e ajudar seus e amigos a não terem esses problemas também?