Problemas devem ser evitados a todo custo. Afinal, por menores que sejam, geram prejuízos para a loja.

E quando surgem, é importante resolvê-los o quanto antes. É por isso que os gestores devem permanecer em alerta constante, para identificá-los em seguida e encontrar formas de contorná-los.

Abaixo, listamos algumas informações importantes que ajudam os gestores a resolver esses problemas e evitar que gerem grandes prejuízos à loja.

1. Volume de estoque

Essa informação é útil para verificar se:

  • O estoque está com poucos produtos e irá acabar logo;
  • O estoque está com muitos produtos.

No primeiro caso, a falta de produtos impossibilitará novas vendas nos estabelecimentos, lojas virtuais e marketplaces. E isso afetará o faturamento e deixará os clientes insatisfeitos.

Já o segundo caso é benéfico, mas somente se o estoque não estiver com muitos produtos há muito tempo. Quanto mais tempo um produto permanecer parado no estoque, mais custos ele gerará à loja; o que, a longo prazo, se tornará em muitos prejuízos para ela.

Ao saber o volume de estoque, o gestor pode providenciar novas mercadorias – se estiver baixo – ou achar uma forma de descartar os produtos parados há muito tempo.

2. Quantidade de vendas realizadas

O volume de vendas de uma loja normalmente aumenta quando promoções são realizadas. Períodos sazonais também ocasionam isso.

E à medida que a quantidade de vendas vai aumentando, o volume de estoque vai diminuindo. Isso é maléfico quando a loja não está preparada para o aumento da demanda. E os problemas gerados são os mesmos mostrados anteriormente, da falta de estoque.

Ao acompanhar o volume de vendas, o gestor pode contatar os fornecedores rapidamente, assim que o estoque estiver se esgotando. Deste modo, a loja receberá as novas mercadorias e poderá repor o estoque, para vendas não serem perdidas e o faturamento não ser afetado.

3. Índice de faturamento

A redução drástica do índice de faturamento indica que a loja está enfrentando algum problema, como:

  • Aumento dos custos dos processos, devido à má otimização e organização das etapas e atividades;
  • A perda de clientes devido à má qualidade dos produtos, o mau atendimento, os atrasos nas entregas dos pedidos etc;
  • A migração dos clientes para os concorrentes;
  • O esquecimento da loja por porte do público;
  • Entre vários outros.

No caso da perda de clientes, este pode ser contornado com a oferta  de produtos mais interessantes e a melhoria dos processos. Já o esquecimento da loja pelo público pode ser resolvido com o investimento em campanhas de marketing, para sua marca ficar ‘viva’ no mercado.

Ao identificar o problema correto e saná-lo, o gestor certamente aumentará o faturamento.

4. Etapa de entrega na qual cada produto se encontra

Quando um problema (como a quebra de um computador, a indisponibilidade de um sistema, a avaria de um produto, etc) ocorre em alguma etapa de entrega, os prazos são aumentados.

E quando isso acontece, as despesas da loja são alavancadas e os clientes acabam ficando insatisfeitos.

Ao saber a etapa em que cada produto se encontra, e também o tempo em que ele deveria permanecer nela, o gestor consegue identificar problemas e evitar que os prazos de entrega sejam aumentados.

Essas são informações importantes para os gestores contornarem problemas e evitarem grandes prejuízos.

Mas elas não são tão úteis se não forem atualizadas em tempo real. Isso porque, se um problema ocorrer, e essa informação for entregue muito tempo depois de surgir, acabará impactando significativamente nos resultados da loja. O ideal é que o gestor tome uma decisão assim que o problema surgir.

E para receber informações em tempo real, é necessário integrar todos os sistemas (ERP e de loja virtual e marketplace) da loja. Somente assim os dados de estoque, vendas, faturamento e etapas de entrega são atualizados em tempo real e os gestores podem tirar maior proveito deles na resolução de problemas.

Viu só quantas informações podem ajudá-lo a contornar problemas na sua loja? Então comece a coletar dados em tempo real integrando todos os seus sistemas com a All Integra!