Para quem já possui um negócio físico, a decisão de trabalhar em um marketplace nem sempre é algo fácil de se tomar, principalmente devido ao aumento da demanda de trabalho.

Embora os investimentos iniciais não sejam muitos, para se ter sucesso na plataforma é necessário acompanhamento constante dos indicadores de performance e, quando necessário, realizar ajustes que representem melhorias no desempenho.

Porém, quem usa o marketplace no seu cotidiano tem percebido que operá-lo pode ser mais simples do que parece, muitas ideias tiveram origem a partir de mitos difundidos na internet e que a integração ERP é um grande aliado do seu negócio.

Nesse post, tentaremos desmitificar algumas ideias sobre o que é trabalhar no marketplace.

1 A integração ERP e o marketplace é difícil

Fazer todas as atualizações manualmente pode ser trabalhoso, mas rotular como difícil pode ser exagerado.

A maioria das plataformas possui layouts bastante intuitivos para que as informações sejam transmitidas e existem programas no mercado, como o All Integra, que auxiliam a fazer de maneira muito simples a integração ERP, ainda fornecer relatórios para monitorar o desenvolvimento de suas vendas online.

2 Não preciso me preocupar com finanças ao vender no marketplace

Controlar as finanças é um ponto chave em qualquer negócio.

Fazê-lo não permite apenas saber se existirá dinheiro em caixa para pagar seus fornecedores, mas identificar o quão lucrativo ele está sendo, portanto, seja rigoroso nesse quesito.

Uma maneira simples, mas eficiente, é utilizar planilhas de controle do fluxo de caixa.

3 Não preciso ter controle gerencial ao vender no marketplace

Controle gerencial é fundamental para o sucesso de seu negócio.

Planejar suas ações, o direcionamento da empresa, sua operacionalização, apuração e a análise periódica do desempenho são aspectos que devem contemplar seu investimento no marketplace, bem como estar presente no seu dia a dia, até mesmo nas fases iniciais.

Perceba que é muito mais fácil já começar sua estrutura utilizando as práticas corretas de gerenciamento do que futuramente promover readequações.

Mas caso seu empreendimento já esteja bem adiantado, não se preocupe, elabore um plano de ação e execute-o com disciplina.

4 É difícil construir uma marca no marketplace

Um dos aspectos mais importantes na construção de sua marca estará ligado à qualidade de seus produtos e serviço de frete; o quanto leva em consideração o feedback de seus clientes e buscar resolver problemas surgidos; dentre outros. Construí-la estará pautada no relacionamento e forma como interage com o seu cliente.

5 Não preciso entender de tecnologia para operar no marketplace

Operar na maioria dos marketplaces é bastante simples. Bastam os conhecimentos básicos de internet para que seu produto seja disponibilizado para o mundo, porém isso pode ser uma tarefa trabalhosa dependendo do seu volume de vendas ou da quantidade de produtos cadastrado nas plataformas.

Dessa forma, estar informado sobre as novas tecnologias é um diferencial positivo para seu negócio.

O All Integra é uma tecnologia que atua na integração ERP com sua plataforma online, seja ela marketplace ou loja virtual.

Com ela basta cadastrar o produto apenas uma vez no seu sistema de automação e indicar em quais locais da internet você deseja que seu produto seja exposto, tudo muito simples e prático.

Além disso, permite gerar relatórios e acompanhar a movimentação de sua loja virtual ou marketplace através de dispositivos móveis.

Trabalhar com o ecommerce ainda é um desafio para muitos empresários. A ideia de usar plataformas virtuais como forma de aumentar faturamento, expandir e solidificar sua marca é, em muitos casos, permeada de dúvidas, das quais muitas não são verdadeiras. Antes de decidir trabalhar na internet, é importante que o gestor faça um bom planejamento, estudando quais as melhores alternativas para o seu negócio, e busque fontes confiáveis de respostas às suas dúvidas.

Simplifique sua integração ERP. Entre em contato conosco e veja como adquirir o All Integra para o seu negócio!