Em tempos de crise é necessário criatividade para, quando não aumentar seus lucros, evitar baixas no faturamento.

Muitas estratégias podem ser utilizadas, desde detectar e eliminar gargalos, enxugar folha de pagamento, até mesmo uso de campanhas promocionais.

Quer seu empreendimento exista em espaços físicos ou virtuais, como marketplaces e lojas virtuais, criar uma campanha promocional pode trazer muitas vantagens para seus produtos ou empresa.

Essa última, mesmo que pareça simples, necessita de atenção e planejamento, pois muitos são os exemplos cujos resultados foram diferentes do esperado.

Planeje sua promoção

Essa prática, juntamente com o acompanhamento dos resultados, representa significativa importância para o sucesso de uma campanha promocional.

Ao se decidir realizar uma promoção, é importante que você especifique de maneira clara suas metas, como público que deseja alcançar, itens, quantidades, região que será abrangida, dentre outros.

Perceba que, apesar de as promoções possuírem um objetivo principal, são também denominados alvos primários, como popularização de um produto específico ou aumento do faturamento, e podem trazer ganhos para a empresa em outras áreas, como aumento do número de clientes, maior divulgação da marca da empresa (e não apenas do item ), chamados de alvos secundários.

Estruture sua promoção contemplando suas metas primárias e secundárias, isso auxiliará no êxito da campanha e mensuração do resultado.

Escolha o tipo de promoção ideal para o seu negócio

Verifique qual o tipo de promoção mais adequado para o tipo de campanha que está desenvolvendo. Abaixo relacionamos alguns tipos, mas seja criativo, busque maneiras de supreender seus clientes:

  • Amostra – consiste em disponibilizar para o consumidor uma miniatura ou uma porção do produto;
  • Aniversário da loja – oferecer algum benefício ou condição especial em comemoração ao aniversário do estabelecimento;
  • Brinde – algum objeto que pode ser útil para seu cliente e que geralmente vem com a marca da empresa, como canetas e calendários;
  • Concurso – geralmente no formato competição, onde os clientes interessados devem fazer alguma tarefa para participar, as quais posteriormente serão analisadas e classificadas com base em parâmetros específicos;
  • Frete grátis – muito usado para estimular a comprar acima de um determinado valor ou para alguns tipos de produtos;
  • Leve 3 pague 2 – aqui o cliente levará três itens pelo preço de dois;
  • Oferta do dia – geralmente algum item ou grupo de produtos recebem um desconto especial nesse dia;
  • Pagamento parcelado – possibilidade de dividir em parcela ou número maior delas certos tipos de itens;
  • Solidariedade – quando as vendas de certos produtos estão diretamente ligadas a doações para instituições beneficentes;
  • Sorteio – quando um prêmio é sorteado entre os clientes;

Invista na divulgação

O público alvo precisa saber de sua promoção, então pense também como será feita essa divulgação, quais canais da internet permitirão chegar no seu público alvo com mais eficiência.

Fuja de erros

Cuidado com:

  • promoções complicadas de serem realizadas – simplifique;
  • aquelas muito criteriosas acabam não abrangendo um público muito grande;
  • faça com que os benefícios ofertados pela promoção sejam importantes para o seu cliente;
  • adote práticas que transmitam confiança, principalmente na realização de concursos e sorteios;
  • verifique o que diz a legislação sobre sua campanha, pois alguns tipos, como a distribuição gratuita de prêmios, necessitam de prévia autorização;
  • seja criativo! Esse fator é fundamental para uma campanha promocional bem sucedida.

Fazer uma promoção pode ajudar ainda mais a aumentar seu faturamento e a demanda de pedidos em sua loja virtual ou plataforma marketplace. Por isso, é importante que você tenha ferramentas que possibilitem uma melhor desenvoltura, principalmente em períodos de elevada demanda, como um programa eficiente de integração ERP, como o All Integra. Ele, além de auxiliar na gestão de seu estoque, pedidos, clientes e produtos, ainda permite que você acompanhe e controle seu negócio online através da emissão de relatório e de dispositivos móveis.

Quer saber mais como o All Integra pode auxiliar na integração ERP com sua loja virtual ou marketplaces? Entre agora em contato conosco!