O varejo online cresceu exponencialmente nos últimos anos, destacando-se até mais que as lojas físicas em alguns setores, como o de moda e eletrônicos, por exemplo. Esse crescimento, além de ser ocasionado por uma maior presença dos consumidores online, teve como semente o surgimento de algumas datas criadas especialmente para impulsionar as vendas.

Você já conhece o calendário do e-commerce? Se ainda não conhece, está perdendo tempo e dinheiro, pois conhecer essas datas especiais tornará a sua estratégia de atuação muito mais assertiva no momento de lançar promoções e atrair um público maior.

Continue a leitura e descubra quais as datas mais importantes do calendário do e-commerce e prepare-se com antecedência!

 #1 Dia do Consumidor

A data que marca esse momento de celebração é o dia 15 de março, conforme instituído pela Organização das Nações Unidas.

É uma data excelente para demonstrar o quanto você se precoupa com os seus clientes, seja enviando uma mensagem e reconhecendo sua importância, ou mesmo oferecendo algum desconto especial para provar que você está falando sério.

De acordo com relatório da Buscapé Company, houve um crescimento de 15% entre 2014 e 2015 nas vendas realizadas no período, atingindo a marca de R$ 200 milhões em volume de negociações.

#2 Dia do Frete Grátis

O frete é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra dos clientes. A data em que é colocado em prática esse importante movimento de marketing para atrair mais consumidores é sempre na última sexta feira de abril.

Mas, cuidado, se for participar desse evento, não aumente os valores dos produtos na véspera da data para embutir o valor do frete. É muito importante que seus clientes saibam que é um benefício real e que devem aproveitar a oportunidade. Caso contrário, sua imagem pode ficar manchada.

O Dia do Frete Grátis dura exatamente 24 horas e foi originalmente aplicado nos Estados Unidos no ano de 2009, servindo de inspiração para o e-commerce brasileiro, que aderiu à data a partir de 2013.

#3 Datas tradicionais

Apesar do surgimento de novos eventos no calendário do varejo online que contribuem para atrair mais clientes, algumas datas nunca saem de moda.

Dia das Mães e Dia dos Pais

Esses são dois momentos em que o varejo online alcança um grande faturamento, atrás apenas do Natal. Para ter uma noção do quanto representa, basta saber que em 2015 ambas conseguiram faturamento de mais de R$ 1,5 bilhão no período, superando inclusive os números da Black Friday.

Dia dos Namorados

Outro momento muito aquecido para o e-commerce brasileiro, o Dia dos Namorados gerou em 2015 uma movimentação récorde de R$ 1,4 bilhão.

Dia das Crianças

Os pequenos não trabalham ainda, mas são os que mais estimulam as compras. Ainda levando em consideração os números apurados em 2015, foi possível constatar um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior, o que a fez assumir a liderança do quesito crescimento de vendas.

#4 Black Friday

Considerado o evento mais esperado do e-commerce brasileiro e mundial, na Black Friday os números são excepcionais. Com descontos de até 90%, esse é o momento que os consumidores mais esperam durante o ano para realizar seus maiores desejos de consumo.

Em 2015, apenas no primeiro dia de lançamento, foram arrecadados quase R$ 200 milhões em vendas, o que demonstra a importância de se preparar para essa data. Em 2016, o faturamento global atingiu a marca de R$ 1,9 bilhão.

#5 Natal

Disparado o momento em que os consumidores mais compram, o crescimento nas vendas registrado em 2015 foi de incríveis 37%, chegando na cada dos R$ 5,90 bilhões.

Um dos motivos para esse período ter um faturamento tão extraordinário está principalmente no fato de que as pessoas tendem a comprar presentes para cada um de seus entes e amigos mais queridos.

Agora que você já está sabendo para quais datas deve reservar excelentes promoções, aproveite e descubra como o All Integra pode te ajudar a ter um alcance muito maior vendendo em diversos marketplaces.