Operar no mercado virtual é um desafio, até mesmo para empresas que já estão solidificadas no mercado.

Dessa maneira, é importante que se busque conhecer alternativas que repercutam em melhoria no rendimento nesse espaço.

Um dos pontos objetos de preocupação de muitos administradores é o atendimento ao cliente, pois além de se perder uma venda, o cliente insatisfeito pode divulgar uma má impressão da empresa em seu círculo social.

Nesse artigo, iremos elencar algumas ações que lhe ajudarão a aprimorar seus processos nesse quesito.

Perceba como lida com os seus valores

Valores estão intrinsecamente ligados às condutas morais, e podem ser entendidos como regramentos valiosos à coexistência saudável entre as pessoas.

O empreendedor deve definir quais valores serão os norteadores nas decisões que envolvem sua empresa, além de considerar outros necessários ao bom convívio social.

Dessa forma, as atitudes dos sócios, gestores e funcionários precisam ser pautadas no respeito, seriedade, honestidade, confiança, lisura e boa-fé, entre outros.

Conheça o perfil de seus clientes

As pessoas são singulares. Diante de situações muito parecidas, indivíduos diferentes irão se comportar de formas distintas.

Percebe-se, então, que, lidar com o comportamento humano pode ser um desafio, principalmente, em situações que fogem à normalidade.

Uma boa estratégia para melhorar o atendimento é conhecer as características mais comuns em seus clientes, alinhar seu negócio a elas, buscando se antepor a possíveis dificuldades que podem enfrentar ao interagir com seus produtos.

Leve os feedbacks a sério

Há quem diga que clientes que não reclamam são os mais perigosos, pois ao não manifestarem suas insatisfações não permitem que a empresa conheça e corrija suas falhas, e mudem de fornecedor, sendo um cliente a menos para o seu negócio.

Veja nos feedbacks uma avaliação para a sua empresa. Às vezes, atitudes que iam de encontro aos seus objetivos podem estar seguindo uma direção oposta.

No ecommerce, esse aspecto ganha maior relevo pois não existe um contato presencial e se perdem outros elementos que também comunicam sobre a experiência do cliente em uma venda, como gestos e feições.

Estude o Código de Defesa do Consumidor

A Lei 8.078, de 11 de Setembro de 1990 é uma ferramenta importante para auxiliar em um maior equilíbrio nas relações de consumo, sendo válida também para o ecommerce.

Conhecê-la é importante não apenas para evitar problemas legais, mas também proporciona um atendimento conveniente.

Preste atanção às seguintes dicas:

Como exemplo de ações que auxiliam na melhoria do atendimento ao cliente, tem-se:

  • planejamento estratégico que leve em consideração peculiaridades dos consumidores;
  • pesquisas de público alvo;
  • adoção de práticas e processos que solucionem mais rápido os problemas encontrados;
  • estudo do código de defesa do consumidor e adequação de rotinas ao respectivo dispositivo legal;
  • abertura de canais de comunicação, e facilidade de acesso a eles,
  • site ou ambiente virtual com interface intuitiva;
  • descrição precisa de produtos;
  • relação com as principais dúvidas que os clientes possam ter ao efetivar uma compra, usar a plataforma, o produto ou contratar serviços (FAQ – Frequently Asked Questions);
  • uso de tecnologias, cujos canais permitam uma boa integração ERP, como por exemplo o All Integra.

O atendimento ao cliente é um ponto chave para quem negocia produtos ou presta serviços. Na internet, ele ganha mais relevância pois as interações físicas são reduzidas em relação às vendas em lojas físicas. Aspecto importante nesse ambiente é a ferramenta de integração ERP All Integra que, além de auxiliar gerencialmente o seu negócio, fará com que o seu cliente conte com descrições, pedidos e quantidade estocada e preços atualizados automaticamente com o ERP, resultando em uma melhor experiência em sua plataforma online, seja ela marketplace ou loja virtual.

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