Se você usa o marketplace como plataforma para negociar na internet, deve saber que ela também requer cuidados para rodar em sincronia com o seu negócio e planejamento estratégico.

Ser pego de surpresa em algum dos pontos que demandam atenção, pode trazer prejuízos e algumas dores de cabeça.

Pensando nisso, buscamos relacionar alguns elementos que devem ser foco de cuidado frequente, principalmente quando se realizam mudanças substanciais nos processos ou quando a empresa apresenta aumento ou redução de faturamento, entre outros.

Preciso encontrar nicho de mercado vazio no marketplace?

Essa é uma tarefa muito difícil e de objetivo muito desejado pela grande maioria dos varejistas.

Encontrar um nicho ainda não explorado é sinônimo de concorrência menor, o que facilita o trabalho de prospecção de clientes.

Entenda que esse não deve ser critério decisivo para se investir no marketplace, visto que existem outros aspectos mais importantes para o sucesso do seu negócio.

Busque identificar e reforçar seus pontos positivos. Além disso, descubra também seus pontos fracos e monte estratégias para melhorá-los. Agir dessa forma pode trazer bons resultados para sua empresa.

A gestão e sincronia de estoques entre o marketplace e o seu ERP

O estoque é um setor crítico para a maioria dos estabelecimentos, e no marketplace não é diferente. Quanto maior a quantidade de vendas e produtos mais complicado fica geri-los.

A falta de sincronia pode frustrar consumidores pela não efetivação de uma venda que julgava já ter sido fechada.

Empresas que trabalham com determinados tipos de produtos têm seus estoques mais bem monitorados pelo fisco, o que requer que o gestor tenha um maior controle.

Além de um adequado controle gerencial, é importante buscar ferramentas que facilitem administrá-lo adequadamente.

Vendas na internet e a coordenação logística

O valor do frete pode representar um valor significativo nas vendas online e ser decisivo para que o consumidor conclua ou não uma compra; e ele depende diretamente de sua estratégia de logística.

Busque meios de alinhar a logística de entrega de seus produtos com a estratégia de seu negócio, faça parceria com transportadores, verifique quais as melhores opções de entrega, pois isso beneficia ao seu cliente e à sua empresa.

Melhore sua estratégia de cadastro de produtos

Cadastrar produtos: uma tarefa que geralmente é feita manualmente nos marketplaces, tornando-se em um desafio para quem possui uma grande quantidade de itens.

Porém, no mercado, já existem softwares específicos que, junto com outras funções, auxiliam na integração ERP com sua loja virtual ou marketplace.

Integração ERP e atualização de Preços

Esse é um caso muito semelhante ao cadastro de produtos, porém os prejuízos de preços desatualizados podem ter um impacto mais direto no faturamento ou na competitividade da sua empresa, vendendo-os abaixo do preço de custo ou acima do preço de mercado.

Deixar para fazê-los manualmente é uma tarefa cansativa e mais propensa a esquecimentos.

Busque meios de automatizar a integração do ERP de seu negócio.

Recebimento de pedidos e confirmação de faturamentos

Essas tarefas, caso não se tenha um hub, devem ser feitas manualmente, o que demanda dispêndio de tempo e maior atenção.

Perceba que esses são alguns pontos que demandam cautela ao atuar no marketplace. Entenda que o planejamento estratégico de seu negócio pode ajudar a lidar com boa parte deles. No mercado também existem opções de softwares que permitem a integração ERP com o marketplace ou sua loja virtual e sincronizar os preços e cadastro de seus produtos, sem precisar fazer os procedimentos mais de uma vez, evitando erros e otimizando o tempo, exemplo disso é o All Integra.

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