O ERP é um sistema de gestão que sincroniza o fluxo de informações entre diferentes setores da empresa.

Muitas entidades, mesmo que não saibam, utilizam programa de automação desenvolvidos de acordo com essa metodologia.

Entender sobre suas principais vantagens é necessário para alinhar o uso da ferramenta de forma a extrair o máximo benefício, esteja ele rodando em empresas físicas ou em lojas virtuais e marketplace.

Maior eficiência no gerenciamento

O ERP unifica as informações e as compartilha com os departamentos que delas precisam, automaticamente.

Isso possibilita ao gestor obter dados tempestivos para decidir, resultando em ações fundamentadas em cenários atualizados.

Melhorias na apuração de tributos

Ser convenientemente configurado e possuir suas entradas realizadas de maneira correta implicará em uma apuração mais adequada de impostos.

Padronizar os processos de cálculo auxilia na detecção de erros que possam existir em alguma competência e evita esquecer a apuração de algum tributo.

Segurança da informação

Centralizar os dados permite um maior controle, facilita o encontro e recuperação de informações.

Junto com outras práticas, como hábito de fazer cópias de segurança em hardwares off-line periodicamente, diminui as chances de prejuízos decorrente de destruição desses dados.

Redução de custos

Programas ERP permitem melhor aproveitamento da mão de obra, diminui os gastos decorrentes da aquisição de módulos separados para uso em setores diferentes da empresa, auxilia a decrescer gastos resultantes de falhas na apuração de tributos, dentre outros.

Dicas importantes ao se trabalhar com um ERP

Ao se trabalhar com um sistema operacional, é importante se atentar para alguns pontos:

  • Verifique quais funções existentes no programa são essenciais para o andamento do seu negócio. Isso evita dispêndio de tempo com atividades desnecessárias. Lembre-se de que, para isso, é importante dialogar entre os setores, pois informações sem importância para uns podem ser essenciais para outros.
  • Realize a parametrização da forma correta. Para a maioria das funções do sistema, ela é feita somente uma vez e irá influenciar toda a forma de trabalho futura do software.
  • Treine seus funcionários de modo a conhecer todas as funcionalidades do programa, mesmo que no início não as utilizem, futuramente poderá existir contextos em que esse conhecimento facilitará o trabalho deles, ou até mesmo poderá ser exigido, como em mudanças na legislação.

Atua no mercado virtual? Cuidado com a integração de dados

Quem trabalha no mercado virtual pode ter algumas dificuldades na integração das informações do ERP com a plataforma escolhida, porém isso não é mais um problema.

Existem softwares que se encarregam dessa atividade, como o All Integra.

Dentre suas vantagens, tem-se o fato de não ser necessário cadastrar os produtos mais de uma vez, basta realizá-lo inicialmente da maneira correta e informar em qual (ou quais) plataforma(s) os produtos serão vendidos.

Todos os pedidos feitos no ambiente virtual são cadastrados de forma automática no ERP, o que facilitará a emissão de notas fiscais e o controle de estoques. Ressalta-se que as informações constantes no ERP desse último está sempre em sincronia com suas plataformas online.

Tudo isso de uma forma bastante simples e permitindo o acompanhamento através de relatórios gerados pelo próprio All Integra.

Ter um sistema de gestão atualmente se tornou um pré-requisito para a maioria das empresas desenvolverem suas atividades, independente do porte. Se atentar para alguns aspectos e comportamentos contribui para um uso mais eficiente dessa ferramenta e, consequentemente, melhorias nas rotinas empresariais nas áreas que atuam com ele de forma direta e indireta. Ainda, empresas que trabalham no mercado virtual precisam se preocupar com a maneira como se dará a integração ERP, e nesse quesito o ALL Integra é uma valiosa ferramenta.

Ficou curioso para saber mais sobre o ALL Integra? Clique aqui e entre em contato agora conosco, existe uma equipe altamente preparada para responder todas as suas dúvidas!