O surgimento da internet revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam em todos os aspectos de sua vida. Desde a convivência familiar até os processos no trabalho, foram impactados significativamente pelas novas tecnologias, com especial destaque para o uso de smartphones, que se tornaram acessório indispensável.

As mudanças geradas por essa revolução avançam de forma rápida, fazendo com que muitos negócios acabem fechando as portas por não compreenderem sua importância, ou mesmo não serem capazes de se adaptar ao novo ritmo do mercado.

Para ajudá-lo a compreender melhor como usar as novas tecnologias e dar uma guinada na sua maneira de vender, separamos algumas dicas incríveis.

Continue lendo e descubra como extrair o melhor dessas novas ferramentas!

Construindo ofertas personalizadas

Pode parecer cada vez mais nítida a sensação de que as pessoas estão ficando ainda mais distantes e impessoais, mesmo estando em constante interação entre si, seja em grupos de whatsapp, redes sociais em geral ou mesmo eventos presenciais, mas a verdade é que esse excesso de socialização está gerando um distanciamento pessoal e uma constante necessidade por valorização.

As pessoas desejam ser reconhecidas e atendidas pelo nome. Elas querem que você seja capaz de se lembrar do que gostam e de lhe proporcionar uma experiência de compra personalizada.

Para atender esse quesito, é muito importante registrar, por meio de um sistema CRM, todas as interações com seus clientes, de modo que possa oferecer a eles opções que atendam, de verdade, suas principais necessidades.

Utilizando chatbots para tirar dúvidas rápidas

Os chatbots são softwares de mensagens automáticas que funcionam como um atendente de call center.

Por meio deles, é possível cadastrar perguntas e respostas para as dúvidas mais comuns dos consumidores e garantir que, mesmo quando você estiver dormindo, seu cliente consiga respostas imediatas para suas dúvidas.

Automatize o rastreamento de entregas

Quando o cliente adquire algo na sua loja virtual, ele fica bastante ansioso pela chegada do pedido. Logo, se você não disponibiliza, de forma automática no seu site, a atualização de status da mercadoria, ele provavelmente ligará ou passará e-mails frequentemente para pedir informações.

Antecipar essa resposta ao desejo do cliente é um diferencial positivo para o aumento da credibilidade de sua loja, além de reduzir bastante a necessidade de ocupar os esforços dos seus colaboradores com tarefas pouco produtivas.

A maioria das lojas virtuais já conta com a opção de alimentação manual dos status, mas ainda assim é um processo exaustivo. O ideal é que seu site esteja integrado ao do serviço de entrega contratado, permitindo atualizações em tempo real.

Mapeie e padronize os processos

Para evitar gargalos na solução de problemas recorrentes, é essencial que conheça a fundo todas as etapas do processo de vendas, desde o momento da compra até a entrega.

Você pode utilizar um serviço de mapas mentais e delinear cada uma das etapas, listando eventuais dificuldades e a resposta imediata para a situação, caso ela ocorra.

Fazendo isso, você elimina a necessidade de avaliar caso a caso, aumentando sua produtividade e criando uma impressão positiva junto ao cliente, que tem seus problemas resolvidos muito mais rápido.

Centralize a gestão da sua loja

O uso da tecnologia é muito importante também na gestão das suas vendas. A internet possibilita que você esteja em milhares de lugares ao mesmo tempo, o que pode se tornar uma bagunça, se não for feito da maneira correta.

Aqui, é crucial possuir um gateway de integração ERP, pois essa ferramenta criará um ambiente organizado e garantirá o menor trabalho possível para manter o controle da sua operação de vendas, fluxo de caixa, estoque e gestão logística.

Por fim, todas essas ferramentas têm por objetivo permitir que se concentre em atender às necessidades dos seus clientes da melhor maneira possível. Isso te dá liberdade para se preocupar com o que mais importa: o cliente.

Aproveite para testar o All Integra inteiramente grátis por 10 dias e dê o primeiro passo rumo à modernização do seu e-commerce.