As pessoas estão cada vez mais habituadas a realizar suas compras por meio da internet. Uma empresa que não possuir um site é praticamente invisível para os consumidores, que estão acostumados a realizar uma pesquisa online detalhada, antes de ir realmente às compras.

Mas há algo que muitas estão esquecendo: otimizar a experiência do usuário no processo da compra. Com uma concorrência muito maior, é preciso deixar o seu cliente à vontade, com um layout leve, simples e que transmita o máximo de credibilidade.

Uma frase do CEO do Google, Larry Page, exemplifica bem essa situação:

Concentre-se no cliente e tudo mais virá.

Continue a leitura e descubra como conquistar de vez os visitantes do seu site.

Capriche na descrição

Além de demonstrar claramente as características físicas e as funções dos seus produtos, é preciso concentrar-se em mostrar ao cliente qual problema será solucionado ao comprar o item específico. Ao adquirir uma câmera fotográfica, o visitante está comprando junto os momentos incríveis que ele registrará. Mostre isso a ele!

Outro ponto relevante é ser realista nas fotos, procurando aproximá-las o máximo possível do que o cliente realmente receberá em sua casa. Fornecer as dimensões exatas do produto e embalagem também contam pontos no momento de avaliação da compra.

Mostre o que outros clientes dizem

Os gatilhos mentais, como são conhecidas as técnicas de marketing que visam aumentar as chances de venda com o uso de recursos textuais, visuais e audiovisuais, são bons artifícios para otimizar a experiência do seu cliente.

Dentre eles, um que é muito relevante no momento da decisão de compra é o que chamamos de “prova social”, que é quando você deixa que outras pessoas falem o que acham da sua empresa, dos produtos, atendimento, entrega, qualidade do serviço. Ter um espaço dedicado a expor a avaliação de clientes demonstra maturidade e confiança do seu negócio, permitindo que o visitante faça uma análise mais rica do item que está pensando em levar pra casa.

Tenha uma seção de perguntas frequentes

Querendo ou não, por mais simples que seja o produto que comercializa, há sempre algumas dúvidas que surgem com frequência. Reunir essas perguntas com as respostas em uma única página fará com que o cliente consiga resolver por conta própria algum questionamento que talvez demorasse um dia para responder individualmente.

Sem falar que, tomando essa precaução, você estará demonstrando que se importa com seu público e que o compreende tão bem que é capaz inclusive de prever suas principais dificuldades no momento de decisão.

Cumpra os prazos acordados

Quando alguém compra numa loja online, essa pessoa confia que receberá o produto no prazo informado no ato da venda. Então, jamais deixe seu cliente na mão nesse quesito, pois é um dos fatores mais importantes na experiência do usuário.

Utilize um gateway de integração em sua loja virtual e marketplaces e garanta que seu estoque esteja sempre atualizado. Essa ferramenta possibilitará que controle todos os pedidos, prazos e estoque em um único lugar, reduzindo o tempo de resposta e contribuindo para redução dos prazos de entrega.

Como vê, o cliente na internet não é muito diferente daquele que vai na loja física. Crie experiências marcantes para eles e garanta que sua loja tenha resultados incríveis.

Quer aprender mais sobre o que pode afetar seu negócio? Então confira também: 5 problemas ocultos que elevam as despesas de uma loja.