Encontrar formas de agilizar a entrega dos pedidos é algo que está na lista de prioridades de muitos gestores. E isso não é à toa.

Ao entregar os pedidos rapidamente, a loja consegue deixar seus clientes atuais mais satisfeitos, atrair novos e ganhar destaque no mercado.

Mas agilizar o processo de entrega não é uma tarefa simples. É preciso planejar bem as etapas, eliminar fontes de problemas e, sobretudo, adotar estratégias que ajudem a acelerar os processos.

A seguir, daremos 7 dicas que o ajudarão a agilizar a entrega dos pedidos da sua loja:

1. Mapeie e otimize os processos

A entrega de um pedido envolve duas partes: a loja e a transportadora. Ambas devem garantir o bom andamento dos processos até o produto ser efetivamente entregue ao cliente.

Na loja, a etapa de entrega começa após a confirmação do pagamento do pedido, e termina depois do seu repasse à empresa de transportes. E isso envolve uma série de processos, como: o envio dos dados dos pedidos ao setor de entregas, a retirada deles do estoque, o empacotamento, a colocação de adesivos com informações, etc.

Todos devem ser realizados numa ordem específica, como em uma linha de produção de uma fábrica. Isso agiliza os processos e garante que cada pedido seja submetido a todos os demais.

Mas para isso acontecer, é necessário mapear e otimizar todos os processos, de modo que eles possam ser realizados na ordem e na rapidez adequadas.

Vale lembrar que, mesmo após o repasse dos produtos à transportadora, a loja ainda é responsável por monitorá-los e sanar qualquer dúvida dos clientes em relação à etapa de entrega.

2. Organize a área logística

A área logística envolve o estoque e também o local de separação e despacho dos produtos. Tudo precisa estar devidamente organizado, principalmente o estoque.

Muitas lojas possuem estoques não otimizados, que dificultam a identificação de produtos e prolongam a etapa de entrega.

Uma boa estratégia é colocar os produtos com maior índice de vendas em um local de fácil acesso, pois assim a identificação e o envio deles para o local de separação são facilitados.

Quanto ao caminho entre o estoque e o local de separação e despacho, precisa estar livre de obstáculos, para o transporte dos produtos ser agilizado e acidentes serem evitados.

3. Modernize a infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura, nos referimos às estantes, prateleiras, sistemas, computadores, entre outros, utilizados na loja. Quando obsoletos, atrasam e dificultam o trabalho da equipe e dos gestores. Isso sem contar os erros e acidentes que geram.

Com uma infraestrutura moderna, o trabalho da equipe é facilitado e agilizado, o que contribui para a redução dos prazos de entrega dos pedidos.

4. Treine os colaboradores

Não adianta otimizar os processos, se a equipe da loja não souber como realizá-los adequadamente. Da mesma forma, não adianta modernizar a infraestrutura, se os colaboradores não souberem como aproveitá-la da melhor forma.

Para realizar um trabalho melhor, cada membro da equipe precisa ser bem treinado. Somente assim, ele conseguirá realizar as tarefas adequadamente e evitar erros que possam comprometer os prazos de entrega.

5. Melhore a comunicação entre os membros da equipe

Os membros da equipe não podem agir isoladamente. A boa comunicação é necessária para os processos serem realizados de modo fluido.

Se um produto requer um cuidado especial no seu manuseio, todos os envolvidos precisam saber disso.

A comunicação clara e assertiva também evita erros, causados pelo não entendimento de um determinado assunto por uma das partes envolvidas.

6. Integre todos os sistemas da loja

Um fator que atrasa bastante a entrega dos pedidos é a atualização manual dos sistemas da loja (ERP e de loja virtual e marketplace).

Essa atualização manual, além de tomar muito tempo, aumenta as chances de erros de digitação ocorrerem e afetarem todos os processos.

Com a integração dos sistemas, a loja passa a ter sistemas atualizados automaticamente. Basta os dados de um produto serem inseridos no ERP para todos os outros os receberem automaticamente e em poucos segundos.

7. Detecte problemas rapidamente

Problemas como avarias em produtos e paralisação de processos devido ao não funcionamento de um computador, por exemplo, afetam drasticamente as entregas dos pedidos.

E quanto mais tempo um problema levar para ser solucionado, mais prejuízos gerará para a loja. É por isso que os gestores devem identificá-lo assim que surgir e resolvê-lo rapidamente.

Isso é possível com a integração do ERP com os sistemas de loja virtual e marketplace, que permite o acompanhamento de todos os processos da loja em tempo real.

Com essas dicas, temos certeza de que a sua loja conseguirá agilizar a entrega dos pedidos e satisfazer as necessidades dos seus clientes – que estão cada vez mais exigentes.

Conferiu todas as dicas? Comece a colocar as duas últimas em prática integrando todos os sistemas da sua loja com a All Integra!