A única forma de uma loja se destacar no mercado é buscando se diferenciar das demais. É preciso mostrar aos consumidores que algo a mais é oferecido, para que percebam que a loja é melhor do que as suas concorrentes e comecem a comprar nela.

No post, mostraremos os diferenciais mais comuns que as lojas podem ter para se destacar no mercado.

Apesar de serem amplamente conhecidos, poucas empresas sabem como explorá-los.

É por isso que também explicaremos o que fazer para obter esses 3 diferenciais básicos, que são poderosos e podem alavancar significativamente os resultados de qualquer loja.

1. Preços baixos

Esse é um dos diferenciais que mais atraem os consumidores, principalmente em épocas de crise econômica.

Mas um erro que muitos gestores cometem é baixar os preços aleatoriamente, sem antes analisar o caixa da loja. Muitas vezes, a redução dos preços aparenta ser benéfica, pois atrai muitos clientes e aumenta o volume de vendas.

Porém, afeta o caixa da loja, impedindo-a de cumprir seus compromissos (contas a pagar e colaboradores a remunerar) por causa da redução elevada dos preços e da drástica diminuição da lucratividade.

A redução dos preços pode ser feita de outras formas mais ‘saudáveis’, como:

  • Planejando melhor as promoções;
  • Comprando lotes maiores de mercadorias;
  • Fazendo acordos com fornecedores;
  • Reduzindo as despesas da loja (com água, energia elétrica, impressões, etc);
  • Aumentando a produtividade da equipe;
  • Acelerando a realização de alguns processos por meio de tecnologias, como a inserção dos dados dos produtos nos sistemas (ERP e de loja virtual e marketplace).

2. Entrega rápida

Outro diferencial que deixa os clientes bastante contentes é a entrega rápida dos produtos. Muitos gestores pensam que a etapa de entrega depende apenas da transportadora. Mas eles estão enganados.

Também é preciso cuidar dos processos internos após a venda dos produtos, para que o repasse deles à companhia de transportes seja feito no menor tempo possível. Isso também agiliza a entrega e deixa os clientes satisfeitos.

E para isso, é necessário:

  • Otimizar as etapas de preparação do pedido, para que sejam realizadas mais rapidamente;
  • Organizar o estoque e a área de despacho;
  • Planejar o fluxo de produtos no setor de entregas da loja;
  • Reduzir a ocorrência de problemas (como avarias, erros na atualização do estoque e mal-entendidos entre os membros da equipe);
  • Automatizar a atualização do estoque;
  • Treinar os colaboradores para realizarem as etapas de forma mais rápida e contornarem problemas rapidamente.

3. Bom atendimento

Lojas que oferecem um bom atendimento conseguem se diferenciar no mercado, pelo fato de a maioria não fazer isso.

E para ser considerado ‘bom’, o atendimento precisa ser rápido e personalizado, de acordo com as necessidades do cliente.

Muitas lojas não conseguem prestar um atendimento assim porque não contam com os dados sempre atualizados dos clientes, etapas e produtos, o que acaba frustrando os consumidores. Além disso, elas não contam com tecnologias eficientes para atendimento e não submetem seus colaboradores a constantes treinamentos.

Esses são os 3 diferenciais básicos que qualquer loja pode usar para se destacar no mercado e obter melhores resultados. Conforme dissemos no início desse post, apesar de amplamente conhecidos no mercado, poucas empresas os exploram.

E uma das melhores maneiras de obter esses diferenciais é integrando os sistemas (ERP e de loja virtual e marketplace) utilizados pela loja. Com essa integração, os canais de vendas da loja são unidos, a inserção manual de dados é eliminada e as atualizações de preços, estoques passam a ser feitas de forma automática e os processo são agilizados.

Além disso, os processos podem ser acompanhados em tempo real pelos gestores.

Dessa forma, a loja consegue:

  • Acelerar a realização das etapas;
  • Diminuir a ocorrência de erros nos processos;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a produtividade da sua equipe;
  • Reduzir o preço de seus produtos;
  • Agilizar as entregas;
  • Atender melhor seus clientes;
  • Se destacar no mercado.

E então, pronto para fazer sua loja obter esses diferenciais e alcançar melhores resultados? Comece integrando todos os seus sistemas com a All Integra!