Uma equipe produtiva, que faz ‘mais com menos’ e trabalha arduamente para gerar bons resultados, é o que todo gestor de loja deseja.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a performance de uma equipe não é resultado apenas de sua formação ou experiência. Ela também é afetada pelos recursos que o time tem a sua disposição.

Se os profissionais tiverem acesso à tecnologias obsoletas, certamente não realizarão um bom trabalho, mesmo se forem extremamente experientes e capacitados.

No caso das lojas, além de adotarem bons sistemas (tanto de ERP como de lojas virtuais e marketplaces), elas precisam integrá-los. Com essa integração, a performance da equipe aumenta e passa a gerar melhores resultados.

A seguir, mostraremos de que forma a integração de sistemas consegue fazer isso.

Automatizando a atualização dos sistemas

Com a integração, os sistemas passam a ser atualizados automaticamente. Quando um colaborador insere um dado manualmente no ERP, por exemplo, os sistemas de loja virtual e marketplace os recebem automaticamente, em poucos segundos.

Isso elimina a tarefa de inserir os dados em cada sistema.

Essa automatização é importante, principalmente, para lojas que lidam com uma grande quantidade de produtos. Com o processo de inserção manual, suas equipes levam horas, dias ou até semanas para cadastrar os dados em todos os sistemas.

Isso os faz perder muito tempo e também torna os processos muito lentos. Com a automatização, isso não acontece.

Evitando erros de digitação

No processo de migração manual de dados do ERP para os sistemas de loja virtual e marketplace, ou vice-versa, as chances de erros acontecerem são muito altas.

Uma única letra ou número digitado incorretamente pode afetar o andamento das etapas e gerar uma série de prejuízos para a loja.

Com a automatização desse processo, por meio da integração dos sistemas, os erros são eliminados. Os dados dos produtos e operações são fielmente copiados para todos os sistemas.

Possibilitando o acompanhamento dos processos em tempo real

Como os sistemas são atualizados automaticamente, os membros da equipe podem verificar tudo o que acontece na loja em tempo real, como:

  • O preço de um produto;
  • O status de um produto (desde a sua chegada até a sua saída para entrega);
  • O volume de vendas;
  • A quantidade de estoque.

Assim, eles não precisam ficar esperando alguém atualizar os sistemas para obterem uma informação.

Esse acompanhamento em tempo real também permite a resolução rápida de problemas. Um exemplo disso é a paralisação de um processo, que está deixando vários produtos parados em uma etapa por muito tempo.

Ao detectar esse problema no início, a equipe pode resolvê-lo rapidamente, evitando grandes prejuízos.

Melhorando a comunicação entre os colaboradores

A atualização manual dos sistemas gera ruídos na comunicação entre os colaboradores, pois tal procedimento leva muito tempo para ser realizado.

Imagine a entrega de um lote de produtos por um fornecedor. Um colaborador precisa registrar cada um deles nos diversos sistemas. Só que, como esse registro é demorado, uma parte da equipe acaba tendo conhecimento de um produto, e outra não, já que trabalham em sistemas diferentes.

Isso gera mal-entendidos e não ajuda a equipe a resolver problemas rapidamente.

Com a integração, todos os sistemas são atualizados simultaneamente. Isso possibilita que todos os membros da equipe recebam um determinado dado ao mesmo tempo, mesmo trabalhando em sistemas diferentes. Assim, a comunicação entre eles é melhorada.

Essas são as formas da integração dos sistemas para melhorar a performance de uma equipe. Com elas, os colaboradores conseguem aumentar sua produtividade e focar no que realmente importa: gerar melhores resultados para a loja.

Viu só como a integração de sistemas consegue aumentar significativamente a performance da sua equipe? Então comece a integrar os sistemas da sua loja com a All Integra!