Uma das metas de qualquer gestor de loja é reduzir despesas, para aumentar a sua lucratividade.

Para isso, é preciso seguir algumas recomendações amplamente conhecidas, como economizar energia elétrica, reduzir a quantidade de impressões, planejar melhor a compra de produtos etc.

Também é necessário eliminar alguns problemas ocultos, que passam despercebidos pelos gestores e sua equipe.

Abaixo, listamos quais são esses problemas e como resolvê-los, para que você possa ‘eliminá-los pela raiz’ e reduzir as despesas da sua loja.

1. Demora na entrega dos produtos à transportadora

A partir do momento em que o pagamento de um pedido é confirmado, a contagem regressiva para a entrega é iniciada.

Muitas lojas não dão a devida importância a isso, e acabam repassando o produto à transportadora muitos dias depois da confirmação do pagamento. Isso atrasa a entrega e aumenta as chances de o prazo ser descumprido e o cliente ficar insatisfeito.

E quanto mais tempo um produto já vendido permanecer na loja, esperando para ser entregue, maiores as despesas da mesma.

O ideal é que ele seja repassado à transportadora assim que foi vendido, para que outra mercadoria possa ser colocada em seu lugar.

Essa demora, normalmente, é causada pela atualização manual dos sistemas. Quando um produto é vendido na loja virtual, deve-se atualizar o ERP acerca desse evento, para que ele passe para a etapa de entrega. E essa simples operação leva muito tempo, principalmente se a loja lida com uma grande quantidade de pedidos.

2. Demora no cadastro dos produtos entregues pelos fornecedores

Muitas lojas possuem vários sistemas de gestão porque, além de terem estabelecimentos comerciais, também, vendem por meio de lojas virtuais e marketplaces.

E quando os fornecedores entregam novos produtos, é preciso cadastrar seus dados em todos os sistemas. Só que, se feita manualmente, essa atualização leva muito tempo.

Dependendo da quantidade de produtos a ser cadastrada, muitos levam dias, até semanas, para entrarem no estoque e serem disponibilizados nos estabelecimentos, lojas virtuais e marketplaces. E quanto mais tempo um produto leva para ser disponibilizado aos clientes e comprado, maiores são as despesas da loja com ele.

3. Erros na atualização dos sistemas

A atualização manual dos sistemas no decorrer das etapas aumenta as chances de erros de digitação ocorrerem. 

Quando um produto é vendido no marketplace, por exemplo, o colaborador precisa pegar os dados do seu sistema e inseri-los no ERP. Depois disso, o profissional responsável pela etapa de entrega recebe os dados, procura o produto no estoque e o envia para o cliente.

Se o primeiro colaborador inserir o nome ou o código do produto de forma errada no ERP, o segundo não conseguirá achar o produto no estoque; o que resultará em uma grande confusão, reduzirá a produtividade da equipe, atrasará a entrega do produto e aumentará as despesas da loja.

4. Comunicação ineficaz entre os membros da equipe

Em muitas lojas, a comunicação entre os colaboradores possui muitos ruídos, ou seja, não é clara.

Isso, geralmente, acontece por causa dos diversos sistemas utilizados. Enquanto alguns profissionais trabalham somente com o ERP, por exemplo, outros monitoram apenas o sistema da loja virtual.

E como os sistemas não são atualizados simultaneamente, os membros da equipe não recebem os dados ao mesmo tempo. Se uma venda for realizada, uns saberão, e outros não.

Isso faz com que a equipe, em caso de problemas, não trabalhe em conjunto, agravando a situação, gerando ainda mais prejuízos e despesas para a loja.

5. Lentidão nas tomadas de decisão por parte dos gestores

Diariamente, os responsáveis por uma loja precisam tomar decisões muito importantes. Muitas delas relacionadas à resolução de problemas, como o baixo volume de estoque, à paralisação de etapas, à ocorrência de erros em processos etc.

E quanto mais tempo o gestor levar para contorná-los, maiores os prejuízos gerados para a loja.

E um dos fatores que impossibilita a rápida tomada de decisão é a não identificação de problemas assim que eles surgem, que só é possível com a coleta de dados em tempo real.

Esses são alguns dos inúmeros problemas ocultos que elevam as despesas de uma loja.

A boa notícia é que todos podem ser resolvidos com uma única solução: a integração de todos os sistemas.

Quando integrados, o ERP e os sistemas de loja virtual e marketplace:

  • Agilizam o cadastro dos produtos entregues pelos fornecedores, ao atualizar todos os sistemas em poucos segundos;
  • Agilizam o repasse dos produtos à transportadora;
  • Eliminam erros de digitação, ao automatizar o processo de inserção dos dados;
  • Melhoram a comunicação entre os membros da equipe, ao agilizar o processo de atualização;
  • Aceleram as tomadas de decisão, ao permitir que os gestores acompanhem tudo o que está acontecendo em tempo real.

E então, o que está esperando para resolver esses problemas ocultos? Teste grátis por 10 dias nossa integração clicando aqui e comece a reduzir suas despesas!