Vender na internet deixou de ser um privilégio e tornou-se uma necessidade de sobrevivência para qualquer negócio. As vantagens e possibilidades são tantas que é essencial que você entenda como gerenciar o faturamento, sem perder o controle da situação.

Atualmente, além de poder criar sua própria loja virtual, é possível se cadastrar em diversos marketplaces, que são como shopping centers online. Essas plataformas são uma excelente maneira de projetar seu negócio em grande escala e vender a nível nacional.

Para tudo dar certo, é necessário um bom planejamento e o uso de ferramentas que facilitem esse processo. Continue a leitura e confira o nosso passo a passo para chegar no próximo nível das vendas online.

Vamos nessa?!

Como gerenciar o faturamento: passo a passo

O planejamento, em todos os aspectos de um empreendimento, é fundamental para criar condições de alcançar os resultados esperados. Por isso, veja a seguir algumas etapas que otimizarão a gestão de faturamento da sua loja.

Organize seu estoque

O primeiro passo para ter certeza de que seu planejamento será baseado em possibilidades reais é ter um estoque bem organizado, tanto operacionalmente, facilitando a localização dos produtos, como virtualmente, com o uso de softwares ERP.

Estabeleça metas e objetivos claros

Já dizia o sábio: se você não sabe onde quer chegar, então não importa para onde e por onde vai. No empreendedorismo, observamos a mesma máxima. Desse modo, é crucial definir:

  • Objetivos: aqui é a indicação do que motiva você a levar seu negócio adiante. Deve ser algo ambicioso, mas possível, e que seja capaz de inspirar admiração e empenho, tanto por parte dos seus colaboradores como clientes.
  • Metas: é o conjunto de etapas, definidas claramente tanto em relação ao alvo a ser perseguido como: o tempo em que será realizado (data ou período), quem será responsável e como será desenvolvida. Ex.: Duplicar o faturamento em relação ao ano anterior, no Dias das Mães, por meio da divulgação antecipada de promoções e campanhas de marketing, a serem realizadas pelo departamento de publicidade.

Tenha a tecnologia como aliada

Ter produtos de qualidade e promoções imperdíveis não serão suficientes para garantir a fidelidade dos clientes. Nessa hora, possuir um sistema de vendas bem organizado, que permita ter o controle das vendas e da entrega dos pedidos dentro do prazo são primordiais para manter a credibilidade da sua loja.

Para isso, conte com um software ERP, onde possa centralizar o cadastramento dos seus produtos com eficácia e simplicidade, possibilitando realizar o faturamento e manter o controle sem grandes complicações.

Como sincronizar o faturamento da loja virtual e marketplaces com o ERP?

Se você acha complicado o processo de atualização manual dos itens na loja virtual e marketplaces onde costuma divulgar seus produtos, você tem razão em pensar isso. É um trabalho custoso e ineficaz.

Caso ainda não tenha encontrado uma solução de como gerenciar o faturamento da loja em plataformas distintas, nós temos a ferramenta perfeita: o All Integra. Veja alguns benefícios:

  • Integração ERP: o All Integra permite que você sincronize todos os produtos do seu ERP para a loja virtual de forma automática, sem complicações, podendo replicar em todos os outros marketplaces onde esteja presente.
  • Faturamento centralizado:  veja em um único ambiente todas as vendas que realizou, mesmo que em canais diferentes.
  • Gestão de cadastros e entregas: todos os clientes centralizados em um único banco de dados, permitindo inclusive a consolidação de entregas de pedidos realizados em diferentes canais, otimizando os custos e prazos.

Com o All Integra você elimina a preocupação de ter que saber como gerenciar o faturamento da loja e pode se dedicar em investir na ampliação do seu empreendimento.

Para saber mais, acesse nossa página oficial e descubra todos os benefícios que o All Integra disponibiliza para o seu negócio crescer cada vez mais.