Embora seja um mercado que está sempre crescendo, quem tem algum negócio na internet sabe que precisa sempre dedicar muito esforço para adquirir novos clientes e manter os já conquistados.

Um dos pontos importantes que devem ser levados em consideração são as estratégias utilizadas para dar maior visibilidade para os seus produtos ou serviços nas plataformas de marketplace.

1. Informe-se sobre o mercado

Para que se definam estratégias de melhorias no modo como seus produtos ou serviços serão apresentados, é necessário que se conheçam alguns aspectos do mercado, como: perfil dos principais possíveis clientes; últimas mudanças e como seu segmento está evoluindo; quais os produtos similares disponíveis; quais seus principais concorrentes e, se possível, quais estratégias estão utilizando.

Considerar  essas informações no seu planejamento estratégico, certamente, lhe dará vantagem competitiva.

2. Busque a melhor plataforma online para o seu negócio (marketplace ou loja virtual)

As diferentes plataformas de marketplace podem usar critérios de ranqueamentos distintos para mostrar seus produtos nas buscas, como por exemplo:

  • preço praticado: preço fixo ou comissão;
  • itens complementares oferecidos pelo vendedor: suporte, ferramentas que promovem segurança e de gestão de logística;
  • quantidade de itens vendidos;
  • confiança creditada no marketplace.

Além disso, fatores como volume de vendas, políticas de preço, entrega, devoluções, trocas; perfil dos clientes, entre outros, são aspectos que também influenciam no ranqueamento e devem ser considerados.

Busque conhecê-las e analise qual está mais alinhada com a sua estratégia de vendas e com o seu modelo de gestão.

2.2. Cuidado com a logística

Nas compras online, o frete pode ter grande peso na decisão de fechar ou não uma compra.

Sabendo disso, é importante que se verifiquem as opções de transportadores que sejam mais vantajosas tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Agindo dessa forma, o preço de suas mercadorias ficam mais competitivos e seus produtos mais atraentes.

3. Invista no inbound marketing

Estratégias de marketing que utilizavam propagandas em rádios, televisões e outdoors, conhecidas como outbound marketing, não se aplicam em todo contexto, como na internet. Nesse ambiente o  inbound marketing tem se mostrado mais eficaz.

De forma simples, sua estratégia consiste em educar seus potenciais clientes quanto à necessidade de se obter um produto ou serviço para fazê-lo chegar até sua marca, usando conteúdos relevantes e meios variados, como textos, vídeos e infográficos.

Tem se mostrado vantajosa, pois o consumidor, além de adquirir um produto ou serviço, passa a saber da importância deles para o seu tipo de problema, é fidelizado e, muito provavelmente, se tornará um divulgador da marca.

4. Invista em softwares de integração de qualidade

Trabalhar no mundo virtual requer maior atenção às ferramentas de softwares utilizadas, já que estão ligadas à experiência do comprador, o que pode repercutir diretamente na avaliação do produto, comprometendo o posicionamento do item nos mecanismos de busca.

Usar um programa que faça a integração ERP com eficiência, além de diminuir a probabilidade de erros, principalmente com tributos, ajuda a controlar o estoque, reduzir o retrabalho, aumentar o controle e o nível de acerto das informações referente às mercadorias; portanto, melhorando a satisfação de seus clientes.

Perceba que para fazer a integração do ERP com a sua loja virtual, ou marketplace, será necessário um software que servirá como ponte, como por exemplo o ALL Integra, ferramenta já usada por muitas empresas e que ajuda a diminuir o retrabalho com digitação da informações de seus produtos, além de fornecer relatórios e a melhorar a performance do seu negócio.

Investir no mercado virtual requer atenção a questões que, embora pareçam simples, podem repercutir em problemas que, se não evitados ou solucionados, podem trazer prejuízos ao empreendimento. Dessa maneira, é fundamental se atentar aos pontos aqui relacionados, mas é claro que a complexidade do mercado não permite que o gestor se limite a esses pontos para garantir uma melhor visibilidade de seus produtos no mundo virtual.

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