De acordo com artigo publicado pelo Sebrae, o atraso nas entregas é um dos principais motivos para o cancelamento de compras online. Esse é um problema decorrente, em parte, do gerenciamento de estoque no e-commerce de maneira ineficaz.

Manter um sistema ERP, depois transferir os produtos para a loja virtual e, em alguns casos, cadastrá-los em marketplaces, é uma operação complicada, podendo gerar erros de cálculo que afetarão negativamente a imagem da sua empresa se ela não for capaz de entregar os itens que divulgou.

Não precisa entrar em pânico. O problema é sério, mas nós temos uma solução. Continue a leitura e descubra os desafios na gestão de estoque e qual a maneira mais eficiente de acertar nesse quesito.

Vamos nessa?!

Quais os principais problemas resultantes de uma má gestão de estoque?

Para facilitar a identificação e resolução dos obstáculos que pode encontrar nessa tarefa, selecionamos 4 deles para nortear a sua avaliação. Veja a seguir:

1 . Atraso nas entregas

Conforme citamos no início do texto, esse é um dos maiores vilões que podem atrapalhar o sucesso da sua loja online. Se você não cuida corretamente da organização e controle dos produtos que realmente dispõe, é possível que o cliente adquira algo que já não está mais em estoque, gerando uma enorme dor de cabeça, seja se desculpando por isso, ou entregando o produto muito atrasado.

2 . Vendas canceladas

Imagine que alguém comprou na sua loja e recebeu a informação de um amigo de que ela não é confiável, pois vende mais do que tem capacidade de entregar. Esse boato pode se espalhar e você acabar recebendo uma enxurrada de cancelamentos.

3 . Capacidade de venda reduzida

O correto controle de estoque permite que trace metas reais e abrangentes para o seu mercado. O contrário disso pode afetar sua capacidade de vendas, principalmente pelo medo de vender mais do que possui e manchar sua imagem. Ou seja, você acaba vendendo menos.

4 . Desperdício de investimento em marketing

Imagine você que, depois de uma campanha de marketing excepcional atrair alguns milhares de clientes, descobrir logo em seguida que não possui produtos suficientes para atender a todos. Isso seria trágico. Algo positivo, nesse caso, pode se tornar uma crise de imagem.

Como fazer corretamente o gerenciamento de estoque no e-commerce?

Agora que você já sabe a quais problemas está sujeito ao gerir de maneira incorreta o estoque da sua loja, vamos descobrir como realmente deve fazer para garantir o sucesso nas vendas. Confira:

1 . Prepare-se para datas especiais

Não existe crise financeira que impeça um filho de presentear sua mãe nesse dia especial. E o que dizer do Dia dos Namorados (esquecer esse presente dá até término)? Então, sabendo disso, não deixe para atualizar seu estoque encima da hora. Planeje com antecedência e garanta resultados incríveis.

2 . Invista em bons fornecedores

Não adianta de nada você planejar tudo direitinho e, na hora em que as coisas esquentarem, algum fornecedor te deixar na mão. Por isso, não tenha fornecedores, mas parceiros. Certifique-se de que eles serão capazes de ajudá-lo em momentos de alta demanda. Mapeie todos, desde a matéria-prima aos serviços de entrega.

3 . Utilize um software de gestão integrada

Nada de ficar realizando trabalhos manuais repetitivos, que podem acabar gerando erros de digitação ou mesmo disponibilizar dados de estoque desatualizados entre ERP, loja virtual, marketplaces, enfim, em todos as vitrines online onde exponha seus produtos.

A solução para o gerenciamento de estoque no e-commerce que reúne todas essas qualidades é o All Integra. Com esse sistema, você será capaz de fazer a gestão de todos os aspectos do seu negócio, incluindo o estoque, em uma única plataforma. Você atualiza os produtos no ERP e, automaticamente, eles são sincronizados para todos os outros canais de venda.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário com o seu maior obstáculo na gestão de estoque no e-commerce que teremos o maior prazer em ajudá-lo a encontrar a solução perfeita.