Se você possui uma loja e comercializa por meio de estabelecimentos comerciais, marketplaces e/ou lojas virtuais, provavelmente já ouviu falar em ‘integração dos canais de venda’.

Essa integração nada mais é do que a junção dos sistemas (ERP e plataformas de marketplaces e lojas virtuais) utilizados pelos canais. Ao fazer isso, a loja acaba automatizando a atualização dos dados dos produtos em todos os sistemas.

Quando uma venda é realizada no estabelecimento, por exemplo, todos os sistemas ficam cientes disso, sem a necessidade de a equipe atualizar cada um.

Com essa atualização automática, os gestores e sua equipe também recebem informações importantes, como o volume atual do estoque, o faturamento e o andamento dos processos.

Isso gera uma série de benefícios, principalmente para lojas que lidam com uma grande quantidade de pedidos.

A seguir, daremos alguns motivos para a sua loja integrar seus canais de venda:

Os processos de venda são agilizados

Com a atualização manual dos dados em cada sistema, os processos de venda acabam sendo prolongados.

E há um fator que pode prolongá-los ainda mais: os erros de digitação. Por falta de atenção, muitos colaboradores digitam os códigos e as informações de forma errada nos sistemas. E uma única letra ou número digitado incorretamente é suficiente para os processos serem afetados e grandes dores de cabeça serem geradas.

Com a integração dos canais de venda, a inserção manual dos dados é eliminada e todos os sistemas passam a ser atualizados poucos segundos após um evento ocorrer.

Quando uma venda ocorre, por exemplo, o pessoal responsável pelo envio das mercadorias recebe rapidamente essa informação e já pode começar a agir, sem precisar ficar esperando alguém atualizar os sistemas.

Os custos são reduzidos

Processos demorados, por si só, já impactam significativamente no caixa. E quando erros são cometidos, a loja pode deixar de lucrar e ficar no prejuízo.

Ao agilizar os processos, a integração reduz significativamente seus custos. E como erros de digitação não são cometidos, a loja não corre o risco de perder sua lucratividade.

A lucratividade aumenta

Com a redução dos custos dos processos, a loja pode poupar recursos financeiros, que podem ser investidos em outras áreas, como marketing e atendimento, para o crescimento da loja ser impulsionado.

A loja, também, pode aproveitar essa economia para baixar os preços dos produtos e atrair mais clientes.

A equipe poderá focar em tarefas mais importantes

A atualização manual dos dados é uma tarefa repetitiva, que toma muito tempo para ser realizada.

Com ela sendo automatizada, a equipe, incluindo os gestores, pode:

  • Se concentrar em atividades mais estratégicas, como o otimização dos processos e a elaboração de campanhas de marketing inovadoras;
  • Ter seu desempenho e sua produtividade aumentadas;
  • Contribuir ainda mais para a melhoria dos resultados da loja.

Outro fator que também contribui para tudo isso é a atualização automática de informações importantes, como o volume de estoque, o andamento dos processos, a quantidade de vendas realizadas, o faturamento obtido, etc. Dados como esses contribuem para os gestores tomarem decisões rápidas e assertivas.

A marca ganha destaque no mercado

Com a integração dos canais de venda, a loja consegue reduzir os preços dos seus produtos e entregá-los com maior rapidez.

Com isso, ela fideliza seus clientes atuais e atrai novos. E a curto prazo, a loja pode crescer e se destacar no mercado em que atua.

Essas são as principais razões para uma loja integrar os ERPs e os sistemas de loja virtual e marketplace dos seus canais de venda. Seja para lojas pequenas, seja para grandes, essa é uma das chaves para o sucesso.

E então, ficou convencido de que os canais de venda da sua loja precisam ser integrados? Então aproveite para fazer isso com a All Integra!