Alguns sonhos comuns à maioria dos empresários é o aumento da sua demanda, ampliação de seus lucros e expansão de seus negócios. Alcançar esse contexto pode ser sinônimo de desenvolvimento.

No Brasil, é uma tarefa bastante árdua e requer do gestor não somente o tino empreendedor, mas também o domínio de vários conceitos, habilidades e ferramentas para, quando não fizer  o seu negócio crescer, assegurar sua continuidade no mercado.

Engana-se quem pensa que o crescimento por si só é a solução de todos os problemas. Na verdade, ele pode trazer consigo situações que afetam a credibilidade do negócio, se não for administrado da maneira correta.

Continue conosco e saiba mais como organizar a gestão de sua empresa que está em crescimento.

Principais problemas advindos com o crescimento

Quem investe em crescimento precisa se atentar para os seguintes problemas que podem o acompanhar:

  • espaços pequenos para estoques e equipe;
  • pouco dinheiro para investir em readequações, o que pode demandar uso de crédito, que geralmente é caro;
  • fornecimento deficitário de insumos, produtos ou serviços;
  • funcionários despreparados para lidar com novas situações;
  • comprometimento da qualidade dos produtos vendidos ou serviços prestados;
  • pode-se estar adentrando em mercados que não se conhece e com contextos diferentes do já experimentados;
  • peculiaridades que podem atravancar as operações ou dificultá-las, como mudanças na legislação tributária.

Padronize e sincronize seus processos e gestão

O controle é uma peça importante para qualquer negócio. É através dele que os índices podem ser acompanhados e a situação da empresa diagnosticada.

Dessa forma, é fundamental que toda operação ocorrida na empresa seja registrada, para que estejam presentes nos relatórios e se compreenda o seu posicionamento em comparação à situação do mercado.

Para tanto, é conveniente que os processos estejam bem estruturados, cada pessoa envolvida nessas rotinas sabendo suas atribuições.

Garantir que os processos estejam enxutos é importante para evitar retrabalho e perda de tempo com atividades desnecessárias.

Analise seus relatórios

Ao ter seus processos estruturados, deve-se também verificar a periodicidade de se analisar os relatórios gerados e se disciplinar nessa prática. Agindo assim fica mais fácil vislumbrar quais as dificuldades irão surgir com o crescimento.

Diante de fatos incomuns, ou na perspectiva de mudanças, é que se deve estruturar planos que permitam maior desenvoltura no trato com essas situações, como, por exemplo, se buscar opções de novos fornecedores ou verificar junto aos atuais possibilidade de atender a uma demanda maior; levantamento de quantidade e perfil de novos possíveis contratados e sondagem de mercado verificando disponibilidade desse profissionais, dentre outros.

Faça a integração ERP

Os sistemas de automação usados pela empresa são poderosas ferramentas para se lidar com esse contexto.

Eles poderão ser definitivos em determinar com que desenvoltura a empresa irá lidar com seu crescimento.

Empreendimentos que negociam no mercado virtual podem estar um passo a frente nesse quesito, pois muitas informações eletrônicas podem ser mais facilmente manipuladas, já que inúmeros softwares possibilitam integrações sem a necessidade do retrabalho.

All Integra: a solução para a sua empresa virtual

Um ótimo exemplo de sistema que pode auxiliar empresas virtuais em crescimento é a All Integra.

Com ela é possível importar do cadastro de produtos do ERP diretamente para o marketplace ou loja virtual. Trabalho esse que seria cansativo e demandaria muita atenção, pois informações erradas podem comprometer inclusive a apuração de impostos.

Além disso, permite a geração de vários relatórios para acompanhar o desenvolvimento de seu negócio na internet.

Se por um lado o crescimento de seu negócio é bom, por outro pode trazer consigo alguns problemas que, caso não sejam logo remediados podem comprometer o andamento das atividades. Dessa forma, é importante que os gestores busquem desenvolver uma rotina que acompanhe a evolução do negócio, com o intuito de se anteciparem a impasses. Além disso, é imprescindível investir em tecnologias que tratem de soluções positivas ao negócio.

A All Integra tem a solução certa para a integração ERP do seu negócio virtual. Clique aqui e teste grátis por 10 dias nossa solução!