O Brasil está passando por um momento político e econômico bem complicado nos últimos anos, mas o que para uns é uma tragédia, para outros é o momento certo de crescer. Independente da sua forma de atuação (vendas presenciais ou online), se você deseja superar a crise, o momento não é de se encolher, mas sim de expandir seu negócio para diversos canais.

Já dizia o ditado: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Pegando essa pérola da sabedoria popular como base, o que temos atualmente é um momento de oportunidades. Se o seu mercado está encolhendo, naturalmente ele é mais fácil de ser conquistado, desde que aposte nas estratégias certas.

Continue a leitura até o final e descubra como crescer na crise enquanto a concorrência encolhe!

Segmente o seu público

Segmentar o seu mercado consumidor é uma das tarefas mais importantes para montar uma estratégia de atuação realmente efetiva.

Em momentos de crise, notamos um encolhimento de ambos os lados, tanto das empresas como dos consumidores:

  • Empresas: visando manter-se ativas enquanto a tempestade passa, cortam diversos custos e investimentos que acabam afetando a qualidade dos seus produtos e visibilidade no mercado;
  • Consumidores: com medo de perder sua fonte de renda a qualquer momento, tendem a ser mais comedidos, evitando gastos ao máximo.

Nos dois casos, como quase tudo na vida, há exceções. O ideal é que você tenha seu público-alvo muito bem definido e trace estratégias massivas para alcançá-lo em cheio. Foque naquelas pessoas que, mesmo na crise, continuam gastando e transforme a sua empresa naquela que continua vendendo.

Entregue sempre mais, nunca menos

Uma estratégia de marketing que tem ganhado muita força nos últimos anos é o overdelivering que, em bom português, é exatamente isso: o cliente compra uma TV, por exemplo, e você vai lá e entrega a TV, o suporte, um receptor digital e ainda disponibiliza um funcionário para fazer a instalação, sem cobrar nada a mais por isso.

Imagine o retorno positivo que terá para o seu negócio! Seus clientes se tornarão fãs e certamente indicarão a sua loja para o seu círculo social.

Para conquistar o consumidor em tempos de internet, é preciso possuir diferenciais que cativem. As pessoas não compram um celular, elas querem mesmo é a sensação de estar conectadas com todos que gostam, poder tirar fotos incríveis na próxima viagem. Por isso, a experiência da compra deve ser a melhor possível.

Quem não é visto, não é lembrado

Por mais clichê que pareça, é a mais pura verdade. Você pode ter o melhor produto, o melhor atendimento, o melhor preço, mas se ninguém souber que você existe, não será a empresa que mais vende.

Para não ser soterrado pelos seus concorrentes, é muito importante que invista em anúncios em todos os canais que perceber uma maior adesão do seu consumidor ideal; seja rádio, jornal, revista, links patrocinados, redes sociais, marketplaces.

Tudo isso pode parecer algo que somente as maiores empresas podem fazer, mas a verdade é que a internet encurtou distâncias e reduziu custos. Com um orçamento mínimo, você já é capaz de criar uma loja online e comercializar seus produtos em diversos canais.

Para simplificar mais ainda, existem ferramentas que permitem você integrar o seu RPA ou loja virtual a diversos canais de venda, ampliando sua presença online, atraindo muito mais consumidores, realizando mais vendas, e a partir de um único sistema.

Gostou de saber como é possível vencer a crise e vender ainda mais? Temos um artigo que você vai gostar bastante: “Integração ERP: quais os benefícios para o seu negócio?”. Vem conferir!