A informação é essencial para um bom desempenho tático, operacional ou estratégico de qualquer negócio.

A partir delas que os gestores irão fazer escolhas que estarão diretamente relacionadas a sua continuidade no mercado.

Aliada à tecnologia, facilita e garante o bom desempenho dos diferentes setores, ao permitir um melhor tratamento, organização e fluxo das informações.

Então, escolher um sistema de gerenciamento é imprescindível para uma gestão eficaz, e esse é o tema desse artigo.

Quais as importâncias de um sistema de gestão?

Ele é fundamental para organizar os dados relacionados às atividades das empresas, que em algumas companhias são muitos e exigem algum programa de automação para administrá-los.

Auxilia na organização dos dados do seu negócio desde a entrada; armazenamento, banco de dados – onde eles ficarão guardados; integração – com quais módulos ou setores essa informação deverá ser compartilhada; relatórios – agrupando-os com a finalidade de disponibilizar informações específicas, dentre outros.

Hoje no mercado, existem vários tipos de sistemas de gestão; um que tem se tornado muito popular é o ERP.

Entenda o que é o ERP

Um modelo de sistema de gestão muito útil é o Enterprise Resource Planning (ERP).

De forma simples, ele busca integrar, em um único programa, setores variados, como: contas a pagar/receber, estoques, cadastro de clientes, fornecedores, produtos, além de organizar seus dados, disponibilizando, em tempo real, como está a performance do negócio.

A informação só precisa ser registradada uma vez; caso necessário, ela pode ser compartilhada com outros departamentos, evitando o retrabalho.

O ERP e a gestão de pequenas empresas

Existem opções no mercado para todos os portes e segmentos de empresas, incluindo as micro e pequenas empresas.

Ao se optar por esse tipo de programa, é necessário que o negócio seja analisado para se encontrar a opção mais adequada a ele, tendo em vista, inclusive, que a maioria dos ofertados no mercado não são customizados, evitando gastos desnecessários com sistemas cheio de funcionalidades inúteis, ou que requerem processos de alimentação  que poderão representar perda de tempo.

Sua vantagem é observada ao permitir que o empreendedor possa avaliar o desempenho e readequar a estratégia do seu negócio, visando:

  • melhor administração dos riscos financeiros, operacionais e sociais;
  • aprimorar sua eficácia operacional;  redução de custos e despesas;
  • aumentar a satisfação de seus pares; melhoria contínua; inovação; dentre outras.

Inclui-se a isso o fato de que muitas obrigações fiscais devem ser enviadas eletronicamente; o que pode tornar inviável a gestão de um negócio sem o uso de um sistema de automação comercial.

O ERP facilitando sua estratégia nas plataformas do mercado virtual

Ele pode ser usado também por quem trabalha com lojas virtuais ou marketplace.

Funciona basicamente como na empresa física: são responsáveis por armazenar as informações geradas, sincronizar dados entre diferente áreas e fornecer relatórios.

É bom ressaltar que, ao adquirir o sistema ERP enxuto e alinhado com o seu negócio, a empresa se discipline para utilizar suas funcionalidades, comportamento que garante melhor controle e retorno do investimento, o que, por incrível que pareça, não é uma prática muito comum para alguns empreendedores.

Para otimizar o seu uso nesse ambiente, é necessário associá-lo a outro software, como o Alll Integra, que abrirá os canais entre as informações do seu ERP com a plataforma de sua loja virtual ou do marketplace.

Quem trabalha no mercado virtual precisa de um ERP que realize a integração entre a plataforma da loja virtual ou física com o(s) marketplace(s). O All Integra é uma excelente ferramenta, utilizado por empresas de vários portes que atuam virtualmente e, além de ser de fácil uso, traz ao cliente o melhor custo benefício, a possibilidade de acompanhar as movimentações através de dispositivo móvel, dentre outras vantagens.

Quer otimizar seu software de integração ERP e ainda aumentar a lucratividade do seu negócio virtual? Clique aqui e entre agora em contato em contato conosco!