Numa loja, o ideal seria que todos os processos, desde a chegada dos produtos ao estoque até a sua entrega aos clientes, acontecessem ininterruptamente.

Mas em lojas que ainda lidam com a atualização manual dos estoques, isso não acontece, devido a erros de digitação. E quando um único erro é cometido, todos os processos são impactados. 

Suponha que uma loja virtual realizou uma venda. Após o pagamento ser processado, um colaborador coletou os dados do produto ser enviado e os inseriu no ERP. Só que ele inseriu um dos dígitos do código do produto incorretamente.

E até os responsáveis pelo estoque perceberem esse erro, o prazo de entrega prometido ao cliente havia sido estendido. Para corrigi-lo, eles tiveram que falar com o colaborador que cometeu o erro e coletar novamente os dados do produto.

E enquanto o pessoal tentava sanar esse problema, outros produtos eram vendidos e novos processos continuavam em andamento.

Grandes dores de cabeça foram geradas até o produto ser finalmente enviado para o cliente e a loja se desculpar. Tudo isso gerou grandes problemas à loja, simplesmente por causa de um dígito que foi inserido incorretamente no sistema.

A seguir, mostraremos os principais prejuízos que os erros de digitação geram para uma loja:

Perda de tempo

Erros geram retrabalho. E quando os profissionais refazem uma tarefa, eles perdem muito tempo e acabam tendo sua produtividade reduzida. Isso sem contar que deixam de monitorar adequadamente os processos para contornar os erros.

Os mais afetados por isso são os gestores da loja que, ao invés de estarem concentrados em atividades estratégias, têm de resolver problemas que poderiam ser facilmente evitados.

Redução da lucratividade

Há um ditado que diz que ‘tempo é dinheiro’; e isso é verdade.

Quanto mais tempo a equipe passa tentando corrigir um erro, mais os custos dos processos são aumentados. E, deste modo, os  lucros da loja caem.

Em alguns casos, em que o problema é incontornável e o cliente não espera a sua resolução, a loja perde a venda e fica no prejuízo.

Reputação negativamente impactada

Talvez alguns erros isolados não sejam suficientes para ‘manchar’ a imagem da loja no mercado. Mas se ela lida com uma grande quantidade de produtos, e fica constantemente contornando erros, a experiência de muitos clientes será afetada.

E quando muitos clientes começam a compartilhar sua péssima experiência na internet e no mercado, todo o público passa a olhar para a loja ‘com maus olhos’.

E isso resulta na perda de potenciais clientes e de vendas, na redução do faturamento e no impedimento do crescimento do negócio.

Esses são os principais prejuízos que os erros no estoque geram para uma loja. Todos eles podem ser evitados com a adequada integração do ERP com os sistemas da loja virtual e do marketplace.

Com essa integração, os dados passam a ser atualizados automaticamente, sem a necessidade de a equipe registrá-los manualmente. Assim que uma venda é realizada, ou que o fornecedor entrega as mercadorias, por exemplo, todos os sistemas recebem os dados das operações em poucos segundos.

Essa integração também permite a atualização automática do volume de estoque, dos processos de distribuição, do faturamento da loja, etc. Deste modo, os processos não são interrompidos por erros de digitação e a equipe, incluindo os gestores, pode se concentrar em tarefas mais importantes.

É válido lembrar que a digitação de dados é um processo repetitivo, que leva tempo, e é muito suscetível a erros.

Então, as lojas precisam automatizá-lo, se não quiserem ver seus processos, sua lucratividade e sua imagem sendo impactadas.

Viu só quantos prejuízos os erros de digitação geram para uma loja? Então evite-os integrando seus sistemas com a All Integra!

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Chamada 1

Erros de digitação: você sabe que prejuízos eles geram para uma #loja? Leia o nosso post e descubra:

Chamada 2

A equipe da sua #loja costuma cometer erros de digitação? Veja os prejuízos que isso gera: