Automatização. Essa palavra tem sido bastante citada nas reuniões corporativas nos últimos anos.

Isso porque está crescendo a necessidade de automatizar processos que são repetitivos e levam muito tempo para serem realizados.

As primeiras a automatizarem processos foram as fábricas, com o auxílio de máquinas que realizam tarefas sem a intervenção humana. Isso não só acelerou as linhas de produção, como também reduziu custos e livrou os colaboradores de atividades perigosas.

Hoje, outras empresas estão aderindo à tendência da automatização, como as lojas físicas e virtuais.

Uma das tarefas que elas estão automatizando é a atualização dos dados do estoque. Se realizada manualmente, essa tarefa consome muito tempo. Quando uma venda é realizada no e-commerce, por exemplo, é preciso coletar os dados referentes a ela e registrá-los no ERP. Esse processo é muito prejudicial à empresa.

O que muitas lojas estão fazendo para contornar esse problema é automatizando a atualização do estoque, por meio da integração do ERP com os sistemas da loja virtual e do marketplace.

A seguir, mostraremos tudo o que uma loja ganha ao fazer essa automatização:

Agilidade

Quando uma venda é realizada, seja na loja física, seja na virtual ou no marketplace, é preciso registrar seus dados no ERP. Somente assim, as equipes saberão que um produto foi vendido, precisa ser entregue e que o volume de estoque foi reduzido.

Mas a tarefa de transferir os dados para o ERP, para atualizar o estoque, é algo que leva muito tempo, mesmo que seja com os dados de um único produto. E isso aumenta o prazo em que a loja leva para entregá-lo, já que só pode ser enviado para o cliente quando a sua venda for registrada.

Se o estoque da loja fosse atualizado automaticamente, a tarefa de transferir os dados seria eliminada, e esta seria concluída em poucos segundos.

Assim, sua equipe não precisaria se preocupar com isso e seus processos de venda seriam agilizados. E processos ágeis deixam os clientes mais satisfeitos, já que o prazo de entrega de seus pedidos fica mais curto.

Economia

Economia é outro benefício proporcionado pela atualização automática do estoque. Quando o processo é agilizado, seus custos são reduzidos. E isso impacta positivamente, no caixa da loja.

E com os recursos financeiros economizados, a loja pode aproveitar para reduzir os preços dos produtos – o que também deixa os clientes satisfeitos – e investir em outras áreas, como marketing e vendas.

Assertividade

Erros de digitação não são raros em lojas que atualizam seus estoques manualmente. E um erro, por menor que ele seja, gera prejuízos de tempo ou de dinheiro para a loja. 

Com a automatização da atualização, esse problema é evitado. Os dados repassados das lojas virtuais e dos marketplaces para o ERP são livres de erros, o que evita problemas e dores de cabeça.

Vantagens competitivas no mercado

Clientes satisfeitos com os preços e os prazos de entrega menores divulgam a sua experiência voluntariamente para outros consumidores. Isso faz com que a loja fique bastante conhecida no mercado e tenha sua lucratividade aumentada.

Como você pôde ver, uma loja tem muito a ganhar com a automatização da atualização do estoque; o que só é possível com a adequada integração do ERP com os sistemas da loja virtual e do marketplace. 

Com essa integração, não só os dados do estoque ficam sempre atualizados, como também os preços dos produtos, o número de vendas realizadas e o faturamento obtido.

Viu só quanto a sua loja pode ganhar ao automatizar a atualização do seu estoque? Aproveite para saber como a All Integra pode lhe ajudar a fazer a integração dos sistemas e colher melhores resultados!

Redes sociais

Chamada 1

Muitas #lojas estão automatizando a atualização do seu estoque. Veja que benefícios isso pode gerar:

Chamada 2

Atualização automática do estoque. Veja que benefícios isso gera para a sua #loja: