Independente do tamanho de sua empresa, se, em contextos normais, a preocupação em conseguir novas formas de aumentar o lucro já é um pensamento recorrente para os gestores, em momentos de crise ele toma nova importância, maior necessidade, e até mesmo outras nuances, como manutenção dos ganhos ou possibilitar a continuidade do negócio.

Ideias diferentes podem auxiliar empresários nesse ponto, desde mudanças em seus processos administrativos, gerenciais, como mudança de público alvo, corte de custos, ou, até mesmo, quanto a ganhar novos mercados, através da expansão para o espaço virtual.

Neste artigo, iremos discutir as principais vantagens em se abrir uma loja virtual, e como o marketplace pode alavancar o seu negócio.

O que é uma loja virtual?

É um site que possibilita a compra, venda e troca de produtos, em ambiente virtual (internet). Surgiu nos anos 90 e revolucionou o mercado ao mudar o conceito de compras, originando o comércio eletrônico. Todas as transações ocorrem entre o computador e um sistema de hospedagem, localizado em qualquer lugar do mundo.
Atualmente se popularizou e o setor apresenta expansão, visto que os mais variados produtos estão sendo negociados nesse ambiente, bem como diferentes lojas físicas, de variados portes, têm usado esse tipo de estratégia para manter e atrair mais clientes.

Como uma loja virtual pode ajudar o meu negócio?

Tem como vantagem o baixo custo de abertura, por não precisar de investimento em espaço e instalações físicas. Geralmente, os maiores gastos são os da compra do domínio e hospedagem do site.

Fica disponível 24 horas por dia / 7 dias por semana, e o cliente não precisa se deslocar para conhecer os produtos ou serviços oferecidos, fazendo isso desde sua casa ou escritório.

Dessa forma, não é necessária a presença física de comprador ou vendedor. O próprio cliente escolhe o produto e finaliza a compra escolhendo a forma de pagamento.

O sistema operacional se encarrega de calcular frete, descontos, dentre outros. Ele deve ser escolhido com cuidado, pois determinará em grande parte como será a sincronia das informações que trafega do software de gestão para sua loja virtual.

Diversas formas de pagamento (cartão, boleto, depósito bancário, entre outros) podem ser disponibilizadas, dependendo da estratégia do dono do negócio.

Além disso, possibilita que sua marca e produtos sejam acessíveis a pessoas de todo o mundo
O Marketplace como um aliado do seu empreendimento

O marketplace é uma plataforma que funciona no mercado online, em que diferentes estabelecimentos (virtuais ou físicos) negociam seus produtos ou serviços e vendedores e compradores realizam transações.

Dependendo da proposta, pode trabalhar com lojas de um segmento específico, como por exemplo equipamentos eletrônicos, ou agregar vários tipos de negócios diferentes.

É importante notar que, diferente de uma loja virtual, o marketplace contém diferentes empresas que, coincidentemente, podem ofertar o mesmo item por preços diferentes, aumentando, assim, a concorrência e o poder de escolha dos compradores.

Para estes, a experiência de compra é muito similar à de uma loja virtual, devido à continuidade da navegação, escolhendo os itens de seu interesse e fechando a compra em um único pagamento e valor de frete, mesmo que os produtos tenham se originado de lojas diferentes.

Vale ressaltar que se, por um lado, os vendedores e prestadores de serviços que utilizam essa plataforma aumentam sua visibilidade, por outro, terão de lidar com o fato de administrar dois espaços de vendas diferentes; o que irá requerer maior atenção quanto às estratégias, controle de estoque e financeiro, faturamento, dentre outros.

O marketing no marketplace

Para o lojista que trabalha apenas com a loja física ou virtual, cabe desenvolver e realizar toda a estratégia de marketing; ou seja, a visibilidade do negócio dependerá exclusivamente de suas decisões.

Nele, a publicidade e a propaganda não divulgam a marca do cliente, mas a da plataforma. As vantagens poderão ser mais visíveis no aumento das vendas, o que já é muito positivo para os lojistas.

Marketplace e formas de pagamento

As formas de pagamento geralmente são as mesmas encontradas em lojas virtuais (boleto bancário, cartões de débito e crédito, depósitos, entre outras).

Invista no Marketplace e mantenha a sincronia de seus canais

Se quem possui uma loja física ou virtual já deve exercer um bom controle sobre seu faturamento, custos e processos, apesar dos variados benefícios, quem utiliza essa plataforma precisa estar muito disciplinado em acompanhar seus indicadores, pois a facilidade para o cliente de analisar a melhor compra é maior.

Dessa forma, é importante que, além de existir sincronia entre as informações do estoque, pedidos, dentre outras, o sistema operacional faça a integração dos ambientes online e off-line disponibilize relatórios para mensurar o desempenho de um terminado período.

Assim, caso você esteja pensando em abrir um negócio ou expandi-lo, abrir uma loja virtual pode ser uma boa alternativa para aumentar seus ganhos ou se preservar dos efeitos da crise. Perceba que não existe a necessidade de se abrir uma loja virtual para negociar nesse ambiente, podendo migrar sua loja física diretamente para o marketplace. Caso tenha uma loja virtual, essa plataforma pode ser uma ótima estratégia para expandir seu negócio.

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