Independente do tamanho de sua empresa, se em contextos normais a preocupação em conseguir novas formas de aumentar o lucro já é um pensamento recorrente para os gestores, em momentos de crise ele toma nova importância, maior necessidade, e até mesmo outras nuances, como manutenção dos ganhos ou possibilitar a continuidade do negócio.

Ideias diferentes podem auxiliar empresários nesse ponto, desde a mudanças em seus processos administrativos, gerenciais, mudança de público alvo, corte de custos, ou até mesmo ganhar novos mercados, através da expansão para espaço virtual.

Nesse artigo iremos procurar discutir as principais vantagens em se abrir uma loja virtual, e como o marketplace pode ajudar no seu negócio.

O que é uma loja virtual?

Ela é uma ferramenta que possibilita que ocorram negociações em ambiente virtual (internet). Atualmente esse é um conceito comum, e pode se observar que o setor vem apresentando expansão, visto que os mais variados produtos e serviços estão sendo negociados nesse ambiente, bem como diferentes lojas físicas, de variados portes, têm usado esse tipo de estratégia para manter e atrair mais clientes.

Como uma loja virtual pode ajudar o meu negócio?

Tem como vantagem o baixo custo de abertura, por não precisar de investimento em espaço e instalações físicas, geralmente os gastos que se têm são na compra do domínio e hospedagem do site.

Está disponível para os clientes 24 horas por dia e 7 dias por semana, e o cliente não precisa se deslocar para conhecer os produtos ou serviços disponíveis, fazendo isso de sua casa ou escritório.

Também pode ter várias formas de pagamento disponíveis (cartão, boleto, depósito bancário, dentre outros) dependendo da estratégia do dono do negócio.

O Marketplace como um aliado do seu empreendimento

O marketplace pode ser entendido como uma plataforma em que diferentes lojas (virtuais ou físicas) podem negociar seus produtos.

Dependendo da proposta como é concebido pode trabalhar com lojas de um segmento específico, como por exemplo equipamentos eletrônicos, ou não, agregar vários tipos de negócios diferentes.

Para os clientes a experiência de compra é muito similar à de uma loja virtual, devido a continuidade da navegação, escolhendo os itens de seu interesse e fechando a compra em um único pagamento e valor de frete, mesmo que os produtos tenham se originado de lojas diferentes.

O marketing no marketplace

Para o lojista que trabalha apenas com a loja física ou virtual, cabe a ele desenvolver e realizar toda a estratégia de marketing, ou seja a visibilidade do negócio dependerá exclusivamente de suas decisões.

No marketplace, a publicidade e propaganda não divulga a marca do cliente, mas a da plataforma. As vantagens poderão ser mais visíveis no aumento das vendas, o que já é muito positivo para os lojistas.

Marketplace e formas de pagamento

As formas de pagamento geralmente são as mesmas encontradas em lojas virtuais (boleto bancário, cartões de débito e crédito, depósitos, dentre outros), geralmente essas

Dessa forma, caso você esteja pensando em abrir um negócio ou expandi-lo, abrir uma loja virtual pode ser uma boa alternativa para aumentar seus ganhos ou se preservar dos efeitos da crise. Perceba que não existe a necessidade de se abrir uma loja virtual para negociar nesse ambiente, podendo se migrar sua loja física diretamente para o marketplace. Caso tenha uma loja virtual, essa plataforma pode ser uma ótima estratégia para expandir seu negócio.

Entre em contato conosco e saiba mais como o marketplace pode auxiliar na alavancagem do seu negócio.