Os marketplaces que reúnem ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores, são plataformas que funcionam como um shopping center virtual, onde é possível comparar várias opções de um mesmo produto, preços e lojas com muita agilidade.

Muitos vendedores (lojistas ou varejistas) querem vender seus produtos na internet porem, ainda não sabem como funcionam esses canais ou não se sentem seguros para tal operação, uma vez que o processo é um pouco burocrático e trabalhoso. Além disso, para fazer parte de alguns marketplaces é necessário passar por uma seleção rigorosa, listamos abaixo os processos:

1 – O primeiro passo é preencher o cadastro de parceiro dos marketplaces. Geralmente, os formulários de cadastro estão disponíveis nos próprios sites;

Alguns marketplaces exigem, além do cadastro no site, uma série de documentos legais. A documentação necessária varia de marketplace para marketplace.

Após o preenchimento do formulário e o envio da documentação, o seu cadastro irá passar por um processo de aprovação (filtro, seleção, crivo). Cada marketplace possui um método. Alguns aprovam de forma automática, logo após o cadastro, enquanto outros fazem uma seleção rigorosa, além da possibilidade de negociar a comissão sobre vendas.

Geralmente, após o cadastro e envio da documentação, o marketplace entra em contato para dar sequência ao processo.

2 – Assim que seu cadastro é aprovado, está na hora de enviar os dados dos seus produtos e começar a operação de vendas no marketplace.

Essa operação geralmente segue da seguinte forma:

  • envio dos dados dos seus produtos ao marketplace;
  • ele é o responsável pela divulgação dos seus produtos para milhares de visitantes;
  • os consumidores escolhem os produtos e realizam a compra, diretamente no site;
  • o marketplace envia para você os dados dos pedidos aprovados;
  • você se responsabiliza pela entrega dos produtos e, também, pelas trocas e devoluções; e então,
  • mensalmente o marketplace repassa para você o valor referente às vendas do mês, recolhendo a comissão sobre vendas que foi negociada no processo de adesão.

Se você possui uma plataforma de e-commerce, é possível integrar seu sistema com os marketplaces e enviar os produtos automaticamente, evitando o recadastramento de todos os produtos. Da mesma forma, a operação (recebimento de pedidos, atualização de estoque, envio de novos produtos, etc) também poderá ser integrada. Caso você queira fazer a gestão destes canais de forma manual e isolada, os marketplaces fornecem algumas ferramentas para você enviar os produtos e controlar as vendas diretamente por lá.

Manter a operação de vendas em um marketplace é uma atividade árdua e trabalhosa. São tarefas repetitivas que tomam o seu precioso tempo. Para eliminar esse retrabalho, é possível integrar o sistema de gestão da sua loja (ERP) com os marketplaces.

Desta forma, você consegue enviar automaticamente os produtos que estão cadastrados no seu sistema para os marketplaces, receber os pedidos dos marketplaces diretamente no seu sistema, manter o seu estoque sempre atualizado, e, o melhor, sem alterar seu processo atual de vendas.

Apesar da complexidade e particularidade de cada marketplace, atuar nestes canais é sucesso garantido para quem pretende alavancar suas vendas. O ponto principal é encontrar uma harmonia entre o consumidor, o marketplace e o lojista.

A All Integra pode te ajudar com essa integração ao marketplace, tanto a sua loja física como sua loja virtual. Solicite um contato, traga-nos suas dúvidas que teremos prazer em atender.